O projeto para duplicação da BR-101 (Rio-Santos) foi apresentado para prefeitos da região da Costa Verde e até mesmo de São Paulo, nesta terça-feira, dia 29, e para representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). O plano é da CCR-RioSP, concessionária responsável pela administração da BR-101.
Na reunião, realizada no Centro de Estudos Ambientais (CEA), em Angra dos Reis, foi divulgado o cronograma detalhado das intervenções ao longo da BR-101, com prazos que se estendem até 2033. As obras estão divididas por blocos e abrangem trechos estratégicos entre os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Angra e Paraty, no estado do Rio de Janeiro, além de Ubatuba, em São Paulo.
Participaram do encontro a presidente da CCR, Carla Fornasaro; o especialista da ANTT, Simone Gleizer; e os prefeitos de Angra, Cláudio Ferreti; Mangaratiba, Luiz Cláudio; e Itaguaí, Haroldo Rodrigues. A vereadora Titi Brasil e secretários municipais também marcaram presença.
Intervenções até 2031
Segundo a CCR, em Angra dos Reis o projeto contempla um conjunto de intervenções entre 2030 e 2031. Ao todo, serão 40,26 km de obras de duplicação nesse segmento, incluindo 12 faixas adicionais, intervenções estruturais e dispositivos de segurança viária, todas sob responsabilidade da concessionária.
Entre outras ações previstas estão: a implantação de 14 dispositivos de acesso e retorno; a instalação de 18 rotatórias ao longo dos trechos de duplicação e melhorias; a construção de 14 passarelas para pedestres; e a instalação de 46 pontos de ônibus.
No caso de Itaguaí, os estudos para o trecho entre os km 380 e 416 já começaram e devem ser concluídos em fevereiro de 2031.
Em Mangaratiba, o trecho que vai do km 416 ao km 456, está com os estudos em andamento e tem previsão de término em janeiro de 2029. Por fim, o trecho de Ubatuba, do km 600 ao km 652, aguarda o início dos estudos, com conclusão prevista para fevereiro de 2033.
O prefeito de Angra, Cláudio Ferreti, destacou a importância da atuação da CCR para a infraestrutura da região.
— Não sei como ficaria a nossa estrada sem a CCR, que agiu em tempo recorde na recuperação da via em situações de fortes chuvas, como em 2022 e, mais recentemente, em abril. A CCR contribuiu muito com a infraestrutura que beneficia moradores e turistas. Agora, com a parceria que estabelecemos entre os prefeitos da região, vamos ser muito mais fortes para levar políticas públicas para a nossa população — frisou Ferreti.
Cobrança de pedágio automática
A BR-101 foi a primeira do país a ter o sistema chamado "Free Flow", um pedágio eletrônico. Para quem tem tag, o pagamento é automático. Sem tag, a cobrança é feita pela placa do veículo e você paga depois.
Os pórticos estão instalados ao longo da rodovia em três pórticos no Estado do Rio de Janeiro — km 414 (Itaguaí), km 447 (Mangaratiba) e km 538 (Paraty). Os equipamentos garantem a identificação de 100% das passagens, seja por tag ou leitura de placa.