Por:

Sertanejo do Chora Me Liga fecha segunda semana dos megablocos do Rio

A duas semanas da folia oficial, uma multidão animada invadiu as ruas da cidade na manhã deste domingo de pré-Carnaval (16). Grande atração do dia no circuito de megablocos, o Chora Me Liga comandou a festa na Rua Primeiro de Março desde às 7h, horário previsto para a concentração, e seguiu até o meio-dia, animando os foliões com sucessos do gênero sertanejo, como "Evidências" (Chitãozinho & Xororó); "Regime fechado" (Simone e Simaria); e a música que dá nome ao bloco, "Chora me liga" (João Bosco e Vinícius). Fundado em 2010, o cortejo sertanejo, que tinha se deslocado para São Conrado em 2023, retornou ao circuito dos megablocos da cidade, desfilando no dia e no local previstos para a realização do Bloco da Lexa, que foi cancelado por motivos de saúde da cantora.

A manhã de folia teve ainda outros destaques, como os blocos infantis Mini Seres do Mar, em Laranjeiras, Bloquinho do Sem Ribalta, na Tijuca, e Bigodinho Esticado, no Méier; e os tradicionais Vira Lata, em São Conrado, e Me Esquece, no Jardim Botânico, que celebrou seus 20 anos de história. Fundado em 2004 por um grupo de amigos percussionistas, o Me Esquece se apresentou com 280 ritmistas.

"O desfile deste ano é especial por ser nosso aniversário. O Me Esquece é um bloco para todas as idades. O importante é se divertir com alegria e na paz", afirmou Fernando Lourenço, um dos fundadores. Foliões como Joana Saviolo, moradora do Jardim Botânico, também participaram da festa, aproveitando a energia contagiante do bloco com a família.

Na Zona Sul, os foliões aproveitaram a manhã ensolarada para curtir a praia antes ou depois dos blocos. Foi o caso de Larissa Breiner, foliã do Vira Lata, em São Conrado. Moradora da Pavuna, ela e seus amigos, vindos de diferentes bairros da Zona Norte, atravessaram a cidade para curtir o cortejo dedicado ao axé e à música baiana.

"É a terceira vez que a gente vem aqui. Viemos de longe porque somos apaixonados por axé. Ano que vem, estaremos de volta", afirmou Larissa. Para completar a alegria, o grupo caprichou nas fantasias: cada um com uma fruta na cabeça, criando uma grande "salada" de foliões no clima tropical.

Homenagem a
Wilson Simonal

Há 13 anos misturando o swing dos bailes black com a energia dos batuques dos terreiros, rodas de coco, samba, xote e maculelê, o Bloco Estratégia cria uma explosão de ritmos afro-brasileiros que contagia o carnaval de rua do Rio de Janeiro. Em 2025, faz seu desfile em homenagem ao mestre do swing Wilson Simonal e se apresenta no próximo dia 22 de fevereiro, a partir das 9h, no Largo São Francisco de Paula. Para a homenagem, estão sendo ensaiadas músicas como "Nem vem que não tem", "Nanã", "Zazueira", "Sá Marina" entre outras. Esse ano também marca os 50 anos do lançamento do álbum "Racional", de Tim Maia, e o bloco vai comemorar seu patrono maior com um set especial com músicas desse disco histórico, como "Que Beleza", "Guiné Bissau Moçambique e Angola" e "O Caminho do Bem".

Mais um ponto alto do desfile é o momento do Beijaço, em que o bloco toca músicas mais lentas pros casais de todos os gêneros poderem demonstrar seu afeto. Canções de Liniker ("Baby 95" e "Febre") e Emicida ("Baiana") embalam os casais apaixonados.

Outra novidade é a chegada d'Os Garotin de São Gonçalo no repertório do bloco. Representantes contemporâneos do que há de melhor na música preta brasileira, a música do trio não poderia ficar de fora do desfile do Estratégia: "Queda Livre" entra para fazer o público mexer o quadril.

Plano Operacional

Com a expectativa de atrair cerca de 6 milhões de pessoas em 37 dias de folia, o Carnaval de Rua 2025 terá, até o dia 9 de março, mais de 470 blocos espalhados por diversas regiões do Rio.

Para garantir que o público aproveite a festa com segurança e conforto, a Prefeitura, através da Riotur, preparou um grande esquema operacional envolvendo CET-Rio, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Comlurb, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), entre outros órgãos, que atuarão nos locais de eventos e nos entornos.