Por Richard Stoltzenburg
Após a assinatura do Contrato Operacional Específico (COE), entre a ONG Movimento Nacional Amigos do Trem e a concessionária VLI, em dezembro de 2024, para a operação do Trem Turístico entre Três Rios e Sapucaia, entidades e municípios em que a operação será realizada, já esperam novas possibilidades de crescimento. A previsão é que a operação seja iniciada ainda no 1º semestre deste ano, porém a expectativa de impacto positivo na economia Centro-Sul Fluminense é alta.
O contrato firmado prevê investimento de R$ 36 milhões. O trem sairá de Três Rios, na região Centro-Sul Fluminense, e percorrerá 36 quilômetros, passando pela cidade de Chiador, em Minas Gerais, até chegar em Sapucaia, região sul do Estado. Toda operação será fiscalizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que avalia a documentação encaminhada para liberar a aprovação. Os documentos, certidões e relatórios foram entregues à agência no início deste mês. Após a aprovação, a VLI, concessionária responsável pela Ferrovia Centro Atlântica (FEA), tem um prazo de 120 dias úteis, para transportar os vagões até Três Rios para o início da operação.
Para que a operação fosse viabilizada, foi necessária a recuperação da via permanente do trecho, com a substituição de 5.000 dormentes, entre outras melhorias.
Capacidade para 1.200 passageiros
Ainda, uma oficina ferroviária foi disponibilizada na região do Recreio, na capital fluminense, para manutenção. As duas locomotivas modelo G12 contarão com 15 vagões, sendo um para PCD e com capacidade para 80 passageiros cada. O trajeto, cercado por natureza e belas paisagens será realizado em cerca de 1h40 entre Três Rios e Chiador e 40 minutos entre Chiador e Sapucaia e de Sapucaia para Três Rios, com percurso total em três horas.
A linha turística é aguardada desde 2017 e segundo o Secretário de Educação de Três Rios, Bernardo Goytacazes, que desde o início acompanha o andamento do projeto, a viabilização só foi possível após contato com o Governo Federal. "Somente quando buscamos o Governo Federal que foi possível viabilizar a operação do trem turístico. Nós realizamos uma audiência pública em Três Rios e por fim apresentamos a ANTT que a concessão da VLI gerava prejuízos. Por meio da Resolução 244/2020 conseguimos com que a empresa realizasse os serviços de manutenção em toda a malha ferroviária. Esperamos que seja inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano, mas precisaremos de cerca de R$ 1.000.000,00 para começar a circular", afirmou o secretário. No estudo de viabilidade técnica, realizado em parceria com o Sebrae, em 2021, a tarifa foi estimada entre R$ 70 e R$ 80 por trecho e levou em consideração os custos de toda a operação. Porém, um novo estudo será realizado neste ano.
O primeiro teste
Em 2018, um teste foi realizado com a locomotiva entre Três Rios e Cataguases, trecho de cerca de 160 quilômetros. Em um primeiro momento, o objetivo era que a locomotiva operasse por toda a linha, contudo, o estado de conservação dos trilhos e dormentes, inviabilizou a ideia. Apesar da redução no trecho, a operação do trem, segundo o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Três Rios, Roselito Moraes, será uma virada de chave para o setor. "Estamos muito ansiosos pelo início da operação e com a chegada do trem pode mudar perfil de trabalho e o turismo da cidade. Acredito que será um divisor de águas. O trem vai operar aos fins de semana, então já estamos trabalhando para que os empresários e comerciantes abram as lojas, os espaços, para receber os turistas", afirmou.
O projeto ainda não divulgou um cronograma de viagens, mas será o primeiro trem interestadual do país em operação. Para os próximos anos, segundo o Secretário de Educação de Três Rios, Bernardo Goytacazes, há projetos para que futuramente convênios sejam firmados com as prefeituras para garantir descontos para idosos e estudantes, contudo, é necessário que o serviço comece a operar.