Por:

Itatiaia-RJ discute ordenamento do turismo em Penedo

O secretário municipal de Turismo de Itatiaia, Marcelo Carrasco, teve uma reunião, na noite desta qaurta-feira, dia 22, com empresários de Penedo, conhecida pela colônia filandesa, que tem na região, sul do interior do Esado do Rio. O encontro aconteceu na sede da 1ª Igreja Batista de Penedo e teve como finalidade falar sobre principais desafios e oportunidades para o crescimento econômico e turístico da região.

A pauta de discussão contou com assuntos como, o ordenamento do trânsito de Penedo, melhorias na coleta de lixo e no fornecimento de energia elétrica, além de novos projetos para o desenvolvimento do comércio e do turismo de Penedo.

Durante a abertura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Isaque Farizel, ressaltou a importância da interação entre o poder público e a comunidade empresarial.

- Reuniões como essas são fundamentais para que os empresários e a comunidade compartilhem as demandas do bairro e também sugiram melhorias para toda a localidade, disse o secretário, que também teve a posposta reforçada pelo Secretário de Turismo.

Os avanços na área de empreendedorismo também foram destaque da pauta da reunião. Durante o encontro, a diretora da Secretaria de Desenvolvimento, Aline Galinberti, falou sobre a reforma da Sala do Empreendedor.

De acordo com a gestora, além das melhorias nas instalações, a unidade contará com novidades no atendimento.

- O encontro marcou um importante passo para o alinhamento entre poder público e iniciativa privada, reforçando o compromisso com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do turismo local, finalizou o secretário de Turismo, Marcelo Carrasco.

'Rainha do Café'

A Fazenda Penedo, erguida em 1836 por Maria Benedita Gonçalves Martins, conhecida como "A Rainha do Café", representa um capítulo importante na história do Vale do Paraíba. Sua localização estratégica, próxima ao imponente Pico do Penedo, aliada à deslumbrante vista, contribuíram para seu sucesso durante o período áureo do café no Brasil. Maria Benedita, era uma mulher influente e visionária, apaixonada pela cultura. Sua fazenda era palco de grandes eventos e festividades.

Com o declínio da cafeicultura na região, o Casarão Penedo passou por diversas transformações. Durante algum tempo, foi utilizado como retiro espiritual pelo Mosteiro de São Bento. No entanto, em 1929, a propriedade foi adquirida por imigrantes finlandeses liderados por Toivo Uuskallio, dando início a uma nova fase na história do local.