No mesmo dia que saíram as nomeações de juízes de todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país no Diário Oficial da União, tomou posse o novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), no Centro do Rio: o desembargador Cláudio Mello Tavares vai comandar a Corte Eleitoral pelo próximo biênio e comandará as eleições do ano que vem no estado. Ele sucede o desembargador Peterson Barroso Simão, que concluiu o seu biênio no dia 15.
"O voto livre é a própria democracia. A Justiça Eleitoral é um dos mais poderosos símbolos da democracia onde a Justiça Eleitoral forte é voto livre, onde é voto livre a soberania popular e onde a soberania popular é respeitada, a democracia resiste. Não haverá espaço no processo eleitoral do Estado do Rio de Janeiro para candidaturas patrocinadas pelo crime organizado", afirmou o novo presidente da Corte Eleitoral.
Juízes nomeados
TRE-AM
Diogo Oliveira Nogueira Franco foi reconduzidopara a função de juiz substituto. Ele atua na Corte Eleitoral desde 2023.
TRE-MS
Fernando Bonfim Duque Estrada foi reconduzido ao cargo de juiz substituto do TRE, função para a qual havia sido nomeado em 2023.
TRE-PR
Everton Jonir Fagundes Menengola foi nomeado juiz titular,na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Júlio Jacob Júnior; enquanto Paulo Roberto Gôngora Ferraz assumirá a função de juiz substituto, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Roberto Aurichio Júnior.
TRE-RJ
Paulo César Salomão Filho foi nomeado como juiz titular na vaga decorrente da posse de Fernando Marques de Campos Cabral Filho no cargo de desembargador do TJ-RJ.
TRE-RS
Francisco Thomaz Telles foi escolhido para ocupar a cadeira de juiz titular, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Caetano Cuervo Lo Pumo.
TRE-RR
Allan Kardec Lopes Mendonça Filho foi nomeado juiz titular, na vaga decorrente do término do segundo mandato de Francisco de Assis Guimarães Almeida.
TRE-SE
Breno Bergson Santos, nomeado em 2023, foi reconduzido e seguirá como juiz titular do TRE.
TRE-SC
José Sérgio da Silva Cristóvam será o novo juiz titular, na vaga decorrente do término do primeiro mandato de Ítalo Augusto Mosimann.