Por: Martha Imenes

TNU: última sessão do ano marcada por homenagens

A TNU se despediu, com homenagens, do ministro Schietti | Foto: Ascom/TNU

A última sessão deste ano da Turma Nacional de Uniformização dos Juizados Especiais Federais (TNU) foi marcada por homenagens ao novo presidente da turma, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ),  Rogerio Schietti e à ministra aposentada do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Assusete Dumont Reis Magalhães, que faleceu no dia 1º. O mandato de Schietti termina na quarta-feira (10). Seu sucessor é o ministro Gurgel de Faria, do STJ.

Ao se despedir, o ministro Schietti agradeceu as homenagens e destacou o acolhimento recebido e a qualidade técnica da TNU. Ele pontuou que presidir é uma responsabilidade significativa, mas facilitada pela ampla experiência das (dos) juízas (es).

"Foi um desafio muito grande, mas desde o início me senti muito acolhido e seguro, tanto pelo trabalho de bastidores prévio às sessões como durante as sessões, pela qualidade técnica e moral de todas (os). A coragem de assumir essa Turma foi temperada pela certeza de que eu estaria em um ambiente muito seguro", afirmou.

Em seguida, o ministro recebeu uma placa em reconhecimento pela dedicação à magistratura, com a inscrição: "Sua liderança serena, dotada de sensibilidade e profundo olhar humano, dignifica o exercício da Justiça e honra a presidência da Turma Nacional de Uniformização."

Representando o colegiado, o juiz federal Neian Milhomem Cruz destacou a alegria de ter contado com a presidência do ministro durante o último ano. "O senhor presidiu com coragem, empatia, tranquilidade, cordialidade e gentileza não só com os colegas, mas com todas as pessoas que participam deste Colegiado. Foi um verdadeiro aprendizado." Ele elogiou também a sensibilidade do magistrado ao longo da carreira: "O senhor conheceu todas as facetas da atividade jurídica e nos honra muito tê-lo como presidente. Nos despedimos do senhor com saudade, com alegria e com profunda gratidão."

Recepção

Após a despedida, o ministro Rogerio Schietti passou simbolicamente a presidência da TNU ao ministro Gurgel de Faria e ressaltou sua admiração pelo colega. "O ministro Gurgel é um magistrado que encarna, expressa, vivencia o que há de mais importante na imagem que se deve ter de um magistrado. É um juiz com uma qualidade técnica, um comprometimento e uma seriedade profissional ímpares. Por questões ocasionais de mandato, você estará por pouco tempo conosco, mas tenho certeza de que a sua marca ficará aqui como de alguém comprometido, dedicado e conhecedor da matéria", expressou.