Por: Da Redação

Plataforma moderniza a formação judicial

Premiação do CJF | Foto: Ascom/CJF

A Justiça Federal conquistou o 1º lugar na categoria Escolas de Magistratura e Judiciais do Prêmio de Inovação J.Ex 2025 com o Sistema Nacional de Escolas da Magistratura Federal (Sinemaf). A iniciativa é desenvolvida pelo Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF) e pela Escola de Magistratura Federal da 1ª Região (Esmaf). O destaque reflete a estratégia de modernização e integração das ações de formação judicial no país.

Criado para unificar e fortalecer o ecossistema de aprendizagem da Justiça Federal, o Sinemaf reúne, em um único ambiente digital, cursos e eventos promovidos pelo CEJ/CJF e pelas seis Escolas da Magistratura Federal. A proposta facilita o compartilhamento de oportunidades de capacitação e torna o uso dos recursos públicos mais eficiente.

Ao comentar a conquista, a juíza federal auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, Vânila Cardoso André de Moraes, celebrou o resultado e ressaltou o impacto da ferramenta. Para ela, a premiação confirma o acerto institucional ao investir em tecnologia, cooperação e atuação integrada. "O Sinemaf responde plenamente às demandas do nosso tempo: é uma plataforma que integra, conecta e possibilita que as escolas atuem de forma conjunta e em rede. A inovação tem sido uma diretriz essencial no CEJ para otimizar capacidades materiais e humanas, ampliar a formação de magistrados e servidores e, assim, melhorar a prestação jurisdicional e o serviço público. Este prêmio celebra um trabalho extraordinário, construído a muitas mãos", celebrou a magistrada.

Plataforma

O desenvolvimento do sistema foi totalmente colaborativo, reunindo equipes da Corregedoria-Geral da Justiça Federal, do CEJ, da Esmaf, da Secretaria de Tecnologia da Informação do Conselho de Justiça Federal (STI/CJF) e da Assessoria de Comunicação Social (Ascom/CJF). O resultado é uma plataforma segura, acessível, responsiva e intuitiva, compatível com diferentes dispositivos e preparada para atender magistrados e servidores em suas rotinas de trabalho.