Em relação a outras dez nações, o Brasil dispara. Para comparar os gastos do Brasil com outros países, a pesquisa usou o dólar e considerou a paridade de poder de compra - um método que mede a capacidade do dinheiro de comprar a mesma quantidade de bens em cada país. A partir desses parâmetros, o gasto no Brasil com pagamentos acima do teto ficou em US$ 8 bilhões em um ano. Longe do segundo colocado: a Argentina gasta US$ 381 milhões com o extrateto. Em seguida: Estados Unidos, México, Reino Unido, Chile, França, Itália, Colômbia, Portugal e na Alemanha o estudo apontou que não há essa despesa.
O autor da proposta da reforma administrativa, deputado Pedro Paulo, do PSD, disse que o ponto principal é cortar os penduricalhos e trazer os salários para dentro do teto:
"Nós estamos em uma fase de diálogo com as lideranças políticas, com o governo, fazendo correções no texto, que é natural em um diálogo político. Negociar texto é importante para que você possa ter um texto com capital político para ser aprovado no plenário. As discussões estão sendo aceleradas agora para que possamos, até o final do ano, estar prontos para ser votada no plenário. A maioria dos servidores públicos tem salário bastante singelo em comparação com essa elite do servidor que goza desses supersalários".
Respostas
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) declarou que o Judiciário é independente, que os tribunais administram seus orçamentos e fixam seus salários. O CNJ afirmou ainda que examina eventuais ilegalidades e que criou um observatório para avaliar a integridade, a governança e a transparência do Judiciário.
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) afirmou que os servidores que estão acima do teto recebem parcelas de natureza indenizatória, de acordo com a lei. Afirmou também que é necessário enfrentar privilégios, e que essa agenda depende de diálogo e consenso político.