Por:

Governo convoca 855 aprovados do CNU 1 para cargo de auditor fiscal

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou a portaria que oficializa a nomeação dos 855 candidatos aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU) 2024 para o cargo de auditor fiscal do trabalho.

De acordo com portaria do MTE, as nomeações seguem os resultados finais já homologados do concurso e estão de acordo com as regras previstas em lei para o preenchimento de cargos públicos.

"Conto com os novos auditores para seguir combatendo a ilegalidade no mercado de trabalho, o trabalho análogo à escravidão, o trabalho infantil e as condições precárias de trabalho", afirmou Luiz Marinho, ministro do Trabalho.

O documento também estabelece que os procedimentos para a posse devem ser concluído em até 30 dias, contados a partir de sua publicação, na última quarta-feira (dia 19). Eles receberam um link para enviar a documentação.

Quem não cumprir o prazo será considerado desistente, salvo exceções previstas em lei. Caso concluam essa etapa antes, poderão participar do ato de posse coletivo marcado para 1º de dezembro. A lista completa dos convocados pode ser vita no link (https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-mte-n-1.965-de-18-de-novembro-de-2025-670210071)

Documentação e envio via SouGov

As orientações sobre a documentação obrigatória para a posse está disponível no arquivo Orientações para Posse, disponibilizado pelo MTE. Todo o material deve ser enviado exclusivamente pela plataforma digital SouGov.br, conforme instruções do Manual do Ingressante.

Inspeção médica

Para fazer a inspeção médica obrigatória, os candidatos precisam pagar e realizar os exames exigidos — hemograma completo, tipagem sanguínea, glicemia de jejum, creatinina, lipidograma, AST (TGO), ALT (TGP) e exame de urina (EAS).

O atestado de aptidão só pode ser emitido por médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). O modelo de declaração que deve ser entregue ao médico está disponível neste link (https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/modelodecartaparainspenomdicaoficial.odt&wdOrigin=BROWSELINK) para impressão e deve ser levado em duas vias.