Por Martha Imenes
Dezembro está pertinho e com ele o tão esperado 13º salário de servidres, federais, estaduais e municipais. Lembrando que aposentados e pensionistas do INSS já receberam o abono no meio do ano.
O Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que a segunda parcela será depositada no 1º dia útil de dezembro.
A pasta informou que, no caso do Poder Executivo, os servidores podem receber a primeira parcela de duas formas:
* Em junho — esse adiantamento ocorre quando os servidores pedem para receber com as férias; isso só é possível quando a solicitação ocorre até maio.
* Primeiro dia útil de julho.
Muitos funcionários municipais, bem como estaduais e federais, já receberam a primeira parcela e aguardam agora a segunda parte do abono de fim de ano.
Outros trabalhadores de algumas cidades fluminenses, porém, receberão agora esse valor extra em sua integralidade.
De acordo com a lei que instituiu a gratificação, em 1965, o benefício deverá ser pago pelo empregador até o dia 20 de dezembro de cada ano. A primeira parcela corresponde a 50% do valor. No caso das cidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Niterói, as primeiras parcelas já foram depositadas. O mesmo aconteceu com os servidores do Estado do Rio e do governo federal.
Servidores municipais
Os servidores da cidade de Duque de Caxias e São João de Meriti receberão a parcela única do 13º terceiro no dia 19 de dezembro. Já os servidores de Teresópolis receberão a parcela única até o dia 20 de dezembro.
Os funcionários públicos de Rio de Janeiro, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, Belford Roxo e Niterói, que receberão a segunda parcela do 13º, terão o depósito feito até o dia 20 de dezembro, como determina a legislação.
As exceções são: Rio de Janeiro, que pagará no dia 15 de dezembro, e Nilópolis e Niterói, que farão o pagamento no dia 10.
Servidores estaduais
O governo estadual do Rio informou que pagou a primeira parcela dos seus cerca de 450 mil servidores ativos, inativos e pensionistas em 30 de junho, conforme o estabelecido por um cronograma publicado no Diário Oficial.
A segunda parcela será depositada no dia 19 de dezembro.