O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reinstalou o Comitê de Atenção à Saúde e à Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (CASST). A Secretaria de Relações de Trabalho (SRT) do MGI será responsável pela secretaria-executiva do colegiado.
A primeira reunião marcou a retomada das atividades e discutiu o regimento interno, que orientará o funcionamento e a organização dos trabalhos.
O comitê é coordenado pelo MGI e conta com representantes da Casa Civil, Ministério da Educação, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério da Defesa, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Instituído em julho de 2025, o CASST tem caráter consultivo e busca apoiar a implementação e o aperfeiçoamento da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS). O objetivo é promover articulação entre ministérios e órgãos para garantir bem-estar e saúde aos servidores em seu ambiente de trabalho.
"A reunião marca a retomada do CASST, que busca, por meio de uma construção coletiva, o aperfeiçoamento da Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal", afirmou a diretora de Benefícios, Previdência e Atenção à Saúde da Secretaria de Relações de Trabalho do MGI, Cynthia Beltrão Curado.
Siass
Nos dias 29 e 30 de janeiro de 2026, foi realizado em Curitiba o Encontro de Fortalecimento das Unidades do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass). O evento contou com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe) e da Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Caiss), reunindo unidades do Paraná e de Santa Catarina.
A iniciativa buscou ampliar o diálogo entre gestores e técnicos das unidades, especialmente para aqueles que não puderam participar do encontro regional realizado em agosto de 2025. Estiveram presentes representantes da UFPR, UTFPR, INSS/Curitiba, IFPR, IFSC, UFSC, IFC-SC e da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Santa Catarina.
Durante os dois dias, foram discutidos temas ligados à Política de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal (PASS) e ao fortalecimento da rede Siass. A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFPR, Dulcileia Gonçalves, destacou a importância da iniciativa para compreender realidades locais e avançar nas atividades da rede.