Por: Por Martha Imenes

Sindicato quer discutir produtividade com o INSS

Mesmo com sistema off, INSS mantém meta do funcionalismo | Foto: Divulgação/INSS

Representantes dos servidores públicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) solicitaram uma reunião com o presidente da autarquia, Gilberto Waller Junior, para tratar do abono das metas de produtividade referentes a janeiro de 2026. O pedido foi formalizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Seguro Social e Previdência Social (SINSSP-BR), que aponta falhas nos sistemas internos como principal motivo da reivindicação.

Fatores

Segundo o sindicato, o mês foi marcado por duas situações que comprometeram o desempenho dos servidores: a interrupção antecipada das atividades operacionais, já que o dia 27 foi considerado o último dia útil em razão da parada programada dos sistemas nos dias 28, 29 e 30; e o mau funcionamento do sistema oficial de mensuração de produtividade (PAT/SGP), que deixou de contabilizar a produção desde 15 de janeiro.

Abono integral

"Diante desses problemas, o SINSSP-BR oficializou à Direção Central o pedido de abono integral da meta de janeiro para todos os servidores prejudicados tanto pelas falhas do PAT/SGP quanto pela parada programada dos sistemas do INSS, a fim de evitar prejuízos laborais ou financeiros à categoria", afirmou Tiago Vinícius Silva, presidente do sindicato.

Sem acesso

No ofício encaminhado à autarquia, o sindicato também destacou relatos de servidores que, no dia 28 de janeiro, não conseguiram acessar cursos e webinários oferecidos como forma de compensação durante a transição para o sistema CV3. De acordo com a entidade, as falhas tecnológicas inviabilizaram a participação nas atividades, o que reforça a necessidade de abono dos dias afetados.

Medida administrativa

O SINSSP-BR defende que uma medida administrativa seja adotada para garantir que os trabalhadores não sejam penalizados por problemas técnicos fora de seu controle. A entidade se colocou à disposição para agendar uma reunião em breve com a direção do INSS, a fim de discutir soluções e evitar prejuízos funcionais à categoria.

Ofício da Dirben

A parada programada de 28 a 31 de janeiro para atualização do sistema CV3 não surtiu o efeito esperado. Ofício obtido pelo Correio da Manhã com exclusividade mostra que grande parte dos serviços não está em funcionamento. Inclusive alguns demandarão conferência manual dos servidores.