O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) convocará 254 pessoas candidatas aprovadas e classificadas em lista de espera da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para matrícula nos cursos de formação, terceira etapa do certame. As matrículas começam nesta terça-feira (13) através do site da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). A publicação do edital está prevista para sair no Diário Oficial da União (DOU).
A convocação contempla as vagas que não tiveram as matrículas efetivadas após a segunda convocação em novembro para vagas remanescentes e adicionais da primeira edição do CPNU, e alcança candidatos aos cargos de Analista de Comércio Exterior (ACE), Analista de Infraestrutura (AIE), Analista em Tecnologia da Informação (ATI), Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), conforme relação constante no Anexo I do edital a ser publicado.
Os cursos de formação são promovidos pela Fundação Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e constituem etapa obrigatória para o provimento das vagas. A convocação observa a ordem de classificação, as preferências indicadas no ato de inscrição e as manifestações de interesse em permanecer na lista de espera realizadas ao longo de 2025.
De acordo com as regras do concurso, a convocação para um curso de formação implica a exclusão automática da pessoa candidata das listas de espera relativas a cargos menos preferidos. Ainda assim, conforme previsto no edital, candidatos já convocados anteriormente poderão ser chamados para cursos de formação de cargos mais bem classificados em sua ordem de preferência, a depender do avanço das listas.
A lista completa das pessoas convocadas pode ser consultada em https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional/convocacao-novas-vagas
Prazos
A matrícula deverá ser realizada exclusivamente no site da Enap, iniciando o período nesta terça-feira (13), a partir das 8h, e seguindo até dia 20 de janeiro, às 23h59 (horário de Brasília). A participação no curso de formação somente estará assegurada após a efetivação da matrícula dentro do prazo.
O edital detalhará a documentação obrigatória, incluindo identificação pessoal, foto, dados bancários e, quando aplicável, comprovações específicas para servidores públicos federais, pessoas com deficiência, gestantes ou candidatos em situações excepcionais de saúde.
Os cursos de formação, que serão realizados em Brasília/DF, constituem a terceira e última etapa eliminatória do CPNU 1.