Por: Martha Imenes

31 deputados já retiraram assinatura da PEC da reforma

Presidente da Câmara, Hugo Motta, mesmo com retirada de assinaturas mantém projeto | Foto: Kayo Magalhães /Câmara dos Deputados

Por Martha Imenes

A reforma administativa está ganhando "desadeptos": dos 171 deputados e deputadas que assinaram a proposta de reforma administrativa (PEC 38/2025) de Hugo Motta (REP-PB) e Pedro Paulo (PSD-RJ), 31 já retiraram suas assinaturas. Enquanto o texto parece perder força em meio à pressão dos servidores e servidoras, o presidente da Câmara, Hugo Motta, reforça sua intenção de votar a reforma diretamente em plenário.

A retirada das assinaturas não tem um efeito prático: a retirada de tramitação da PEC ocorreria somente com a apresentação de requerimento coletivo subscrito por pelo menos 86 signatários da proposta, que precisaria ser apresentado antes da apreciação da proposta em qualquer instância. Mesmo assim, mostra o desgaste da PEC e é efeito da pressão das categorias e entidades que as representam.

A resposta de Motta é dobrar a aposta: nessa quinta-feira (4), segundo o Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União (Fenajufe), ele reafirmou sua ameaça de acelerar a tramitação. Em entrevista ao Estadão/Broadcast na saída de um evento, foi claro: "A minha ideia é levar direto para o plenário". Isso seria feito apensando a proposta a outra PEC que já tenha a tramitação mais adiantada. Dessa forma, pularia os debates e votações em todas as comissões da Casa.

Mobilizações de servidores e servidoras têm ampliado a pressão sobre os deputados e deputadas, incluindo a Marcha a Brasília contra a reforma administrativa, que reuniu milhares de pessoas na capital federal, com participação de entidades e de servidores e servidoras das três esferas - federais, estaduais e municipais. Ao mesmo tempo, a ação junto aos gabinetes apresentou aos deputados e deputadas os argumentos que demonstram como a proposta geraria prejuízos aos servidores e também aos serviços públicos.

Quem já retirou a assinatura

? Adail Filho - REP AM

? Alexandre Guimarães - MDB TO

? Allan Garcês - PP MA

? Coronel Assis - União MT

? Coronel Fernanda - PL MT

? Delegado Caveira - PL PA

? Delegado da Cunha - PP SP

? Doutor Luizinho - PP RJ

? Duda Ramos - MDB RR

? Emidinho Madeira - PL MG

? Fatima Pelaes REDE AP

? Helena Lima - MDB RR

? Henderson Pinto - MDB PA

? Lucio Mosquini - MDB RO

? Marussa Boldrin - MDB GO

? Pastor Diniz - União RR

? Pastor Gil - PL MA

? Paulinho da Força -
Solidariedade SP

? Pedro Lucas Fernandes -
União MA

? Pedro Westphalen - PP RS

? Rafael Prudente - MDB DF

? Renilce Nicodemos - MDB PA

? Marx Beltrão - PP AL

? Murilo Galdino - REP PB

? Sanderson - PL RS

? Silvye Alves - União GO

? Thiago de Joaldo - PP SE

? Thiago Flores - REP RO

? Zé Adriano - PP AC

? Zé Haroldo Cathedral - PSD RR

? Zucco - PL RS