Por: Martha Imenes

MGI autoriza nomeação de 75 aprovados para reforçar a Susep

A medida foi formalizada pela Portaria MGI nº 10.257/2025, publicada no Diário Oficial | Foto: Susep

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou, nesta segunda-feira (17), a nomeação de 75 pessoas aprovadas no concurso público da Superintendência de Seguros Privados (Susep). A medida foi formalizada pela Portaria MGI nº 10.257/2025, publicada no Diário Oficial da União, e integra o conjunto de ações do governo federal para fortalecer a capacidade regulatória e fiscalizatória do Estado.

As nomeações são destinadas ao cargo de Analista Técnico da Susep. A autorização contribui para recompor o quadro funcional do órgão, responsável por supervisionar o mercado de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros, garantindo maior segurança jurídica e estabilidade ao setor. As inscrições para o concurso da Susep foram abertas em fevereiro e as provas aconteceram em junho deste ano.

A portaria determina que o provimento das vagas está condicionado à existência de cargos disponíveis na data da nomeação e à declaração do ordenador de despesa quanto à disponibilidade orçamentária e financeira. A Susep também será responsável por verificar previamente todas as condições legais, publicar os editais necessários e conduzir as etapas administrativas relacionadas às nomeações.

CPNU

A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), publicou em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (14) os editais de convocação para as próximas fases da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2). Pessoas candidatas já podem acessar os editais de convocação com todos os detalhes sobre a aplicação da prova discursiva e da avaliação de títulos, bem como as informações para os procedimentos de verificação das cotas.

O Anexo I de cada um dos editais traz a relação das pessoas candidatas convocadas, em todos os cargos, identificadas pelos números de inscrição.

Prova discursiva

As pessoas candidatas convocadas no edital realizarão a prova discursiva nas cidades onde optaram por realizar as provas no momento da inscrição.

As provas serão aplicadas na data e no horário prováveis abaixo:

Cargos de Nível Superior: 7 de dezembro de 2025, das 13h às 16h

Cargos de Nível Intermediário: 7 de dezembro de 2025, das 13h às 15h.

Os locais para a realização das Provas Discursivas serão informados no Cartão de Confirmação de Inscrição da pessoa candidata, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/cpnu2, na data provável de 1º de dezembro.