Dados divulgados pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto) e pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que março consolidou a retomada do mercado automotivo brasileiro em 2026. O mês registrou forte crescimento nas vendas de veículos seminovos e usados e um dos melhores desempenhos recentes nos emplacamentos de veículos novos, impulsionando o resultado do primeiro trimestre.
Segundo a Fenauto, o setor de veículos seminovos e usados apresentou crescimento nominal de 22,8% em março na comparação com fevereiro. Ao todo, foram comercializadas 1.674.346 unidades no período. Além do aumento no volume total, a média diária de vendas por dias úteis avançou 0,5%, indicando que o crescimento não foi apenas efeito do calendário, mas resultado de demanda sustentada.
O presidente da entidade, Everton Fernandes, destacou a capacidade de adaptação do segmento diante do cenário econômico: "O setor tem demonstrado uma resiliência muito grande, apesar das condições da economia e outros fatores. No entanto, temos uma confiança cautelosa para os resultados deste ano, ressaltando que obstáculos como a Copa do Mundo e as Eleições podem criar oscilações. Mas acreditamos que, persistindo essa performance mensal, teremos, mais uma vez, um ano bom para o segmento". - completou.
Resultado trimestral
No mercado de usados, o primeiro trimestre alcançou 4.378.062 unidades vendidas, alta de 12,7% sobre igual período de 2025.Já o segmento de veículos novos acumulou mais de 1,25 milhão de unidades emplacadas entre janeiro e março, configurando um dos melhores inícios de ano da história do setor.
Veículos novos também aceleram no mês
O mercado de veículos novos registrou em março um dos melhores resultados recentes, reforçando o movimento de recuperação do setor automotivo. Segundo dados da Fenabrave, foram 513.099 veículos emplacados em março, considerando automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e motocicletas. O volume colocou o mês entre os melhores desempenhos já registrados para março na série histórica.
O avanço foi impulsionado pela melhora gradual do crédito, pela reposição de frota e pela recuperação da confiança do consumidor, fatores que estimularam a ida às concessionárias após um início de ano já positivo.
Modelos mais vendidos em março
De acordo com a Fenauto, no mês de março a preferência dos consumidores permaneceu concentrada em veículos compactos, utilitários leves e motocicletas de alta durabilidade, tradicionais no mercado brasileiro.
Entre os automóveis, os mais vendidos foram VW Gol (67.761 unidades), GM Onix (42.547) e Hyundai HB20 (41.464). Nos Comerciais leves, destaque para o Fiat Strada (40.491), VW Saveiro (23.779) e Toyota Hilux (19.057).
As motocicletas mais vendidas foram Honda CG150 (89.159), Honda Biz (43.069) e Honda NXR150 (30.652)
Entre os comerciais pesados, Volvo FH lidera com 3.021 unidades vendidas, seguido pelo Ford Cargo (2.536) e Mercedes-Benz Axor (1.574).