O varejo digital, ou e-commerce, ganhou impulso durante a pandemida de Covid-19 por conta das restrições de circulação e caiu no gosto popular. Com o fim das restrições o que fazer para garantir a manutenção das vendas online? Estratégias foram montadas e o varejo digital continua firme e forte. Entre as novidades que têm atraído consumidores estão as "casadinhas", que são as datas duplas como 10/10, 11/11 e 12/12. Elas ganharam força no calendário promocional do comércio eletrônico brasileiro e passaram a ocupar um espaço estratégico nas vendas.
Dados divulgados pela plataforma Anymarket - centro integrado de mercados digitais (marketplaces) - mostram que o 10/10 em 2025 registrou crescimento de 56% em relação ao ano anterior, valor que mostra o fortalecimento desse modelo para conversão e fidelização.
No setor de casa e decoração, o impacto na rotina é certeiro. "Para as empresas, as datas duplas representam uma oportunidade de planejar micro campanhas com foco em estoque, logística, segmentação de ofertas e experiência do cliente. Para o consumidor, elas significam acesso mais frequentes a descontos, melhores condições de pagamento e ofertas distribuídas ao longo do ano, então eu acho que todo mundo sai ganhando", afirma Daniela Costa, executiva da Homedock, e-commerce de móveis e soluções para o lar.
Daniela reitera que esse movimento inaugura uma nova etapa no varejo digital brasileiro ao transformar o calendário promocional em um ciclo contínuo que exige planejamento, tecnologia e gestão eficiente. "As empresas que incorporam esse ritmo regular conseguem ampliar presença, suavizar sazonalidades e construir ciclos de venda mais previsíveis e sustentáveis, transformando datas numéricas em vetores de crescimento", diz.
Compras
A perspectiva também está presente na área de compras da Homedock. Raphael Capuzi, gerente de produto da empresa, reforça que as datas duplas funcionam como um laboratório para inovação e agilidade. "Esses eventos aceleram a percepção sobre comportamento de compra e geram insights importantes para ajustar portfólio, preço e sortimento. A movimentação mais intensa em períodos curtos ajuda a medir a aceitação dos produtos e a entender, em tempo real, o que o cliente busca quando encontra condições atrativas", revela e acrescenta que trabalhar com picos bem distribuídos estimula decisões mais precisas e fortalece a estratégia comercial ao longo do ano.