Por: Martha Imenes

Conheça CeLesTe, a nova assistente virtual do MTE

CeLesTe, a nova assistente virtual do Ministério do Trabalho e Emprego | Foto: Divulgação/MTE

A modernidade e facilidade na obtenção de informações chegou ao Ministério do Trabalho e Emprego, que lançou sua assistente virtual CeLesTe, que oferece orientação a empresas e cidadãos sobre os serviços do ministério. Disponível 24 horas por dia no site do MTE, a ferramenta utiliza tecnologia de inteligência artificial para esclarecer dúvidas, fornecer informações e, quando necessário, encaminhar atendimentos para o MTE Responde, serviço com suporte humano especializado.

Assim como a Helô, a assistente virtual do INSS, a CeLesTe também fica na parte inferior da tela ao lado direito. Basta clicar que aparecem algumas opções de atendimento. Após o texto inicial de apresentação vem a pergunta: "Como posso te ajudar hoje?". Segue então a seguinte lista de serviços iniciais disponíveis.

Confira

1. Registro de Manifestação - para registrar uma reclamação, sugestão, solicitação, elogios ou denúncia

2. Consultas à Serviços - para informações sobre nossos serviços

3. Plataforma Facilita - para realizar um atendimento à distância sobre os serviços de Seguro-Desemprego, Abono Salarial, Carteira de Trabalho, Rais e Caged, entre outros

4. Consulta ao SEI Público - para consultar os documentos públicos constantes do Sistema Eletrônico de Informações do MTE

5. Legislação - para consultar as legislações no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego

6. Atendimento - para atendimento imediato com o nosso assistente virtual

 

Ferramenta ajudará a população

Durante o lançamento da nova assistente virtual do MTE, o ministro Luiz Marinho destacou a importância da ferramenta para melhorar o atendimento aos servidores e à população.

"Fizemos um importante lançamento, demos um crachá para nossa assistente virtual, a CeLesTe — nossa nova servidora — que tem o papel de buscar, agilizar e melhorar o atendimento aos nossos servidores e também à nossa clientela, trabalhadores e trabalhadoras", iniciou o ministro em sua apresentação.

"CeLesTe foi o nome escolhido em uma enquete realizada junto aos nossos servidores e servidoras. Quero agradecer a sugestão que deu origem ao nome: CeLesTe — Ce-Les-Te — CLT. No momento em que estamos sendo atacados, o papel da CLT, o papel do trabalho formal e o lançamento desse nome, da nossa assistente virtual, é emblemático. Sejam bem-vindos a esse novo momento na história do Ministério do Trabalho e Emprego", complementou.

A ferramenta, disponível 24 horas por dia, utiliza inteligência artificial para esclarecer dúvidas e orientar trabalhadores e empregadores. Sobre a importância da iniciativa, o ouvidor Paulo Marcello Fonseca Marques comentou: "O lançamento da CeLesTe representa um avanço importante na modernização do atendimento do MTE. Com ela, conseguimos oferecer respostas rápidas, seguras e acessíveis, aproximando o governo das pessoas e tornando os serviços públicos mais eficientes."

Como funciona

A assistente funciona de forma contínua, sem necessidade de login, e utiliza uma comunicação clara e empática, facilitando o acesso a informações para trabalhadores e empregadores. Uma equipe de servidores monitora e atualiza constantemente a ferramenta, garantindo respostas confiáveis e aprimoramento contínuo.

- Converse por texto: digite a dúvida e receba respostas baseadas em fontes oficiais;

- Linguagem simples e prática: comunicação clara, sem jargões técnicos;

- Atendimento integrado: quando necessário, direciona o usuário ao MTE Responde;

- Acesso contínuo: disponível 24 horas por dia no site do MTE.

Mais do que um sistema automatizado, a CeLesTe possui personalidade própria, com um avatar moderno e acolhedor que transmite confiança e aproxima o usuário do ministério. Sua linguagem cordial e educativa foi pensada para atender a todos que buscam informações sobre direitos trabalhistas ou utilizam os serviços do MTE.