Por: Martha Imenes

Pesquisa: para 88%, Pix melhorou os pagamentos

Pix, originalmente brasileiro, se consolida como uma forma de pagamento mais ágil e confiável pelos consumidores | Foto: Reprodução

O meio de pagamento queridinho do Brasil - que chegou a levantar ciúmes no presidente estadunidense, Donald Trump - caiu no gosto popular e se consolidou como recurso essencial na rotina financeira da população, com impacto direto na forma como lida com dinheiro, consumo e tecnologia. Pesquisa "Meios de Pagamento 2025", realizada pelo Opinion Box, mostra que a transformação nos hábitos financeiros dos brasileiros é evidente: 88% afirmam que o Pix melhorou a maneira como realizam pagamentos no dia a dia.

Cada vez mais, os brasileiros buscam praticidade, rapidez e menor burocracia, e os meios digitais de pagamento surgem como grandes aliados nesse processo. Não por acaso, o Pix já é utilizado ou já foi utilizado por 87% dos entrevistados.

Entre as vantagens estão: agilidade nas transferências (70%), ausência de taxas (67%) e facilidade para movimentar valores entre contas do mesmo titular (53%).

Para João Fraga, CEO da Paag, o fenômeno vai além da inovação técnica. "A popularização do Pix é um reflexo claro de como o brasileiro busca praticidade e rapidez nas transações do dia a dia. Trata-se de uma revolução nos meios de pagamento, que consolidou o digital como parte essencial da vida financeira do consumidor", avalia.

A pesquisa também permite traçar um perfil comportamental dos usuários. Segundo ela, a maioria dos entrevistados utilizam chaves vinculadas ao CPF (73%) ou ao número de celular (69%). Além disso, 47% dos entrevistados possuem três ou mais chaves cadastradas em diferentes instituições financeiras, enquanto 25% possuem duas, também em bancos distintos, evidenciando uma estratégia cada vez mais multibanco e descentralizada.

Outro ponto importante é que para 86% dos respondentes o celular passou a ser o principal meio para realizar pagamentos. Como consequência, 83% dizem estar usando cada vez menos dinheiro em espécie, e 79% acreditam que os meios digitais tendem a substituir o papel-moeda no futuro.

Apesar da transformação digital, o especialista alerta que é necessário manter cuidados: "Embora o Pix seja um enorme salto na forma de transacionar valores, ele ainda não é um sistema perfeito — e seu uso consciente é essencial para que a tecnologia continue sendo uma aliada no cotidiano do brasileiro", destaca Fraga.

 

Transferência de dinheiro por voz ou mensagem de texto pelo WhatsApp

O Pix no WhatsApp e a Inteligência Artificial integrada aos métodos de pagamento colocam o país na vanguarda global no uso de serviços bancários móveis.

Um exemplo disso é a forma como instituições usam IA para facilitar a transferência de dinheiro. Ou como o WhatsApp pode ajudar na hora de pagar contas sem abrir o aplicativo do banco.

O Pix foi lançado em 2020 e, desde então, se tornou um dos principais métodos de pagamento no Brasil. Desde o ano passado, também é possível fazer transferências Pix dentro do WhatsApp, o que facilita as transferências.

A IA modernizou o mundo das finanças por aqui. Recentemente, bancos como PicPay, Itaú e Nubank adotaram IA para facilitar pagamentos. Agora é possível fazer transferências a partir de uma única mensagem ou áudio no WhatsApp. O recurso chamado "Pix por áudio ou mensagem" permite que o aplicativo transforme trechos de texto, voz ou imagens em transações rápidas.

Nesse caso, o cliente só precisa enviar uma frase e o app já atualiza o pagamento de forma quase automática.

Ainda assim, o usuário precisa autorizar a transação. No caso da Nubank, o recurso chegou no WhatsApp no início do mês passado.

Segundo Guilherme Horn, chefe de mercados estratégicos do WhatsApp, serviços como esse estão movimentando o mercado brasileiro. Ele destacou que o Brasil se consolidou "como um berço de soluções inovadoras usando a IA como tecnologia fundamental e o WhatsApp como sua principal plataforma de negócios".