Por: Martha Imenes

Trabalhadores evitam o consignado CLT por medo do desemprego

Pelo aplicativo da CTPS Digital trabalhador pode acompanhar o empréstimo | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Um levantamento feito pela plataforma meutudo aponta comportamento e receios do consumidor: muitos temem perder o emprego, por isso não utilizam o consignado CLT. De acordo com a plataforma, 54% dos 23,3 mil entrevistados contratam o Consignado CLT para quitar dívidas, enquanto 21% usam para realizar projetos pessoais e 18% para cobrir despesas inesperadas. Ainda assim, muitos evitam recorrer ao crédito.

O maior receio, para 38% dos entrevistados, são os juros, seguido pelo medo de demissão (27%) e o comprometimento da renda mensal (19%).

Esse medo impacta diretamente a decisão de contratar um empréstimo consignado CLT. Isso porque 35% afirmam que deixariam de contratar por medo de perder o emprego, e 13% talvez desistiriam. Embora 52% não deixem de contratar por esse motivo, a insegurança permanece.

Além disso, o que mais chamou a atenção nos resultados da pesquisa é que entre os participantes, 54% disseram que se sentiriam mais seguros se houvesse um seguro que cobrisse as parcelas em caso de demissão.