A semana começa com comemoração: 11 de agosto é o Dia do Advogado, peça fundamental para a promoção da justiça, defesa dos direitos – mesmo que isso represente enfrentar o poder ou a opinião pública – e, por fim, o fortalecimento e a proteção do Estado Democrático de Direito, tão atacado nos últimos anos no Brasil.
O Correio da Manhã conversou com os advogados João Daniel Silva, presidente da Associação Brasileira de Juristas Conservadores (Abrajuc), e com o advogado Marco Aurélio de Carvalho, fundador da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD).
Para o presidente da Abrajuc, o "Dia do Advogado é mais que um lembrete, na verdade, trata-se de convite à reflexão da importância na advocacia no seio da sociedade brasileira".
E recomenda aos colegas: "Observem sempre as leis, e nunca se esqueçam que somos todos mordomos de todo um povo. E nunca percam de vista a humildade e boas virtudes, como o altruísmo e a coerência jurídica, pois o Direito é, antes de tudo, bom senso", finaliza.
Para Marcos Aurélio, além do Dia do Advogado (e da Advocacia), é comemorado o Dia da Democracia. "Como a própria Constituição Federal diz: o advogado é essencial à justiça e a justiça é o pilar fundamental de todo e qualquer Estado de Direito, de toda e qualquer Democracia moderna no mundo", afirma.