O mercado de franquias continua sendo destaque para quem sonha em ter o negócio próprio. No 1º trimestre deste ano, o setor registrou um crescimento de 8,9%, alcançando um faturamento expressivo de R$ 65,967 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Entre os segmentos que mais se destacaram está o de Serviços e Outros Negócios, que cresceu 8,8% e movimentou mais de R$ 38 bilhões. Dentro desse grupo estão as franquias autônomas, que não necessitam de funcionários e vem ganhando cada vez mais espaço e visibilidade. A principal tendência da última ABF Franchising Expo, realizada em São Paulo, foram as franquias autônomas.
O setor é uma ótima escolha principalmente para quem busca uma renda extra com modelos de negócio mais acessíveis e flexíveis. As franquias que não exigem colaboradores contam com alguns benefícios, como a não necessidade de pagar salários; menor necessidade de estrutura para gestão de pessoas; ideal para quem quer "tocar o negócio sozinho", como uma fonte de renda principal ou secundária; e, por fim, as franquias sem funcionários geralmente exigem menos capital inicial, já que não é necessário montar uma equipe nem investir em estrutura física para acomodá-la.
Com isso, separamos 6 franquias com investimento inicial a partir de R$19.900 para investir e gerar uma renda extra:
Selava
A Selava Express é uma franquia de lavanderia de autosserviço com mais de 100 unidades pelo Brasil, presente em 16 estados. A marca começou no franchising em 2022 e segue em plena expansão. Empresa familiar já na 3ª geração, a Rede Selava nasceu em São Luís (MA), em 1986, e desde então, continua apaixonada por lavar roupas e inovar.
A rede possui dois modelos de negócios divididos entre lojas físicas e container, seus investimentos iniciais dependem da quantidade de lavadoras e secadoras conjugadas, chamadas de Stacks.
Investimento inicial: Modelo de loja física com 3 Stacks: a partir de R$219 mil à vista e R$175 mil com consórcio; Modelo com 2 Stacks: a partir de R$183 mil à vista e R$153 mil com consórcio.
Modelo de loja em container com 3 Stacks: a partir de R$245 mil à vista e R$196 mil com consórcio; Modelo com 2 Stacks: a partir de R$205 mil à vista e R$177 mil com consórcio.
Faturamento médio mensal: O faturamento mensal vai de acordo com localização, sendo lojas de rua, modelo Street: R$20 a R$30 mil, lojas em postos de caminhoneiro, modelo Stop: R$20 a R$30 mil e lojas em condomínios, modelo Flat: R$12 a R$15 mil.
Prazo de retorno: 18 meses
Jan-Pro
A Jan-Pro é uma rede de franquias especializada em serviços de limpeza comercial, com modelos para cada perfil de investidor, seja com ou sem a necessidade de funcionários na equipe. Nascida nos Estados Unidos e com mais de 30 anos de experiência, a marca chegou ao Brasil em 1991 e hoje está presente em 8 países e conta com mais de 10 mil franqueados no mundo. Atualmente, a Jan-Pro oferece ao investidor a opção de três modelos de negócios: Microfranquia, Franquia Gerencial e Franquia Empresarial, com investimento inicial que varia entre R$20 mil e R$ 100mil e faturamento mensal entre R$4 mil e R$30 mil. Em todos os seus formatos, a rede oferece suporte comercial, técnico e administrativo ao franqueado.
Investimento inicial: A partir de R$ 20 mil
Faturamento médio mensal: De R$4 mil a R$ 30 mil (depende do modelo)
Prazo de retorno: 12 a 18 meses
Mikro Market
A Mikro Market é a franquia de maior faturamento médio no segmento de mercado de conveniência autônomo. Uma operação pode ser instalada em condomínios residenciais e empresariais, até mesmo em universidades, hotéis, hospitais, metrô e shoppings, sempre em formato sem funcionários. Com um modelo de negócios criado pra gerar praticidade e segurança a Mikro Market, fundada em 2021 estreou no segmento do franchising no fim de 2023 e já conta com 150 unidades. O seu modelo de negócio conta com um investimento inicial de R$ 60 mil e faturamento médio mensal de R$ 25 mil.
Investimento inicial: a partir de R$ 60 mil
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Prazo de retorno: a partir de 6 meses
Honest Market Brasil
Fundada em 2020, a Honest Market Brasil se consolidou como líder e referência nacional no segmento de minimercados autônomos. Atualmente, a rede conta com mais de 550 lojas em operação distribuídas por 23 estados e pelo Distrito Federal. Fundamentada em três pilares: confiança, conveniência e transparência, a Honest Market chegou para revolucionar a forma de otimizar o maior ativo das pessoas: o tempo. Seus minimercados funcionam 100% de forma autônoma, sem atendentes, operando 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo um mix de produtos personalizado, com pagamento facilitado por totem e aplicativo, tudo isso sem custo de implantação para os franqueados.
Investimento inicial: R$ 50 mil
Faturamento médio mensal: R$ 25 mil
Prazo de retorno: 12 meses
Santa Carga
Fundada em 2013, a Santa Carga que integra a holding Super Franquias é uma rede de franquias especializada em totens e oferece Wi-Fi marketing e capacidade para recarregar até 14 dispositivos móveis simultaneamente. A empresa nasceu no Rio de Janeiro e hoje conta com 960 unidades espalhadas pelo Brasil. Com um modelo de negócio autônomo, home based e sem funcionários, a microfranquia da Santa Carga requer o investimento inicial de R$19.900 mil. Nesse formato, o franqueado é dono de sua própria unidade (totem), tendo como responsabilidade localizar os pontos para instalação dos totens e captação e gerenciamento dos 40 anúncios que o aparelho comporta.
Investimento inicial: R$19.900
Faturamento médio mensal (para cada totem): R$8.316,00/mês.
Prazo de retorno: a partir de 8 meses
Vinho24h
Fundada em 2025, a Vinho24h que integra a holding Super Franquias é uma rede de franquias de adegas autônomas para condomínios, operando 24 horas e 7 dias por semana, sem funcionários. Cada adega comporta 90 garrafas a um preço sugerido de R$49,90 com cinco nacionalidades, mais de 15 rótulos. A adega autônoma da Vinho24h ainda dispõe de uma tela de led para veiculação de anúncios de mídia paga. Além da compra de rótulos selecionados a preços acessíveis, a rede ainda oferece assinaturas para seu clube do vinho, onde os assinantes têm benefícios e cupons de descontos, além de eventos exclusivos. Com um modelo de negócio autônomo, home based e sem funcionários, a microfranquia da Vinho24h requer o investimento inicial de R$32.900 mil. Nesse formato, o franqueado atua como gestor da sua franquia, monitorando as vendas remotamente, captando anúncios e fomentando o clube do vinho no condomínio em que a adega estará instalada.
Investimento inicial: R$ 32.900 mil
Faturamento médio mensal: R$11.482 (6 vendas por dia + 5 anunciantes)
Prazo de retorno: até 14 meses