Por: JORNAL DO SERVIDOR

Ministra fala sobre reforma administrativa na Câmara

Esther Dweck: reforma não afetará estabilidade | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

A reforma administrativa do serviço público, na prática, já está em andamento. A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, durante audiência pública do Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa na Câmara dos Deputados, apresentou as principais ações do governo federal dentro da agenda de Transformação do Estado.

"Desde janeiro de 2023, o MGI já implementou medidas que compõem uma Reforma Administrativa, informou a ministra. A missão do MGI, contudo, é ir além de uma reforma tradicional e fazer uma transformação do Estado que junte eficiência, inovação e justiça social, com foco na melhoria dos serviços, na valorização dos servidores públicos e na redução das desigualdades", disse.

As 38 medidas já adotadas e os principais pontos da agenda em andamento no MGI estão detalhados no endereço: https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/transformacaodoestado

Diálogo
Na audiência, a ministra listou prioridades para a continuidade da agenda da reforma administrativa e ressaltou que o diálogo com o Parlamento é essencial para avançar nesse caminho de forma democrática, técnica e conectada com as necessidades da população.

Valorização
A ministra reforçou que a valorização dos servidores é essencial. "Os servidores são uma parte importante do processo e precisam ser valorizados. Mas o processo de transformação do Estado brasileiro tem que ter outros eixos", disse, e ressaltou que o eixo digital é transformador.