Por:

Golpistas usam concurso como isca

Um dia após o início das inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) o governo federal retificou o edital para incluir oito cidades de Goiás que tinham ficado fora da lista de aplicação de provas na primeira versão. Ao todo, serão 228 cidades com locais de prova em todo país.

No mesmo dia do início das inscrições criminosos divulgaram um site falso de cadastro que imita a plataforma oficial do governo. A página maliciosa tenta enganar os candidatos para fornecer dados pessoais e diz que o prazo estaria terminando.

O verdadeiro endereço eletrônico para a inscrição no CNU é site da FGV (Fundação Getulio Vargas), acessível pelo link https://conhecimento.fgv.br/cpnu2. É preciso ter uma conta ativa no Gov.br, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze). As inscrições se encerram às 23h59 do dia 20 de julho, ou seja, os candidatos ainda têm bastante tempo.

A imagem mostra uma tela de sistema de inscrição para o Concurso Público Nacional Unificado 2025. Na parte superior, há um cabeçalho com o título do concurso e logotipos. Abaixo, há um aviso em destaque com informações sobre o processo de inscrição.

Na parte inferior, há um campo para inserir o CPF e um botão para prosseguir com a inscrição. O fundo é predominantemente azul e branco, com elementos gráficos simples.

A diferença mais perceptível é o endereço, que não contém a terminação ".gov.br" — indicativo de páginas oficiais da administração pública. A página ainda pede para que o usuário insira seu CPF.

Com informações
da Folhapress