Por: JORNAL DO SERVIDOR

JORNAL DO SERVIDOR | Chega ao fim intervenção no Portus. Nova diretoria assume

Portus é o fundo de pensão da Companhia Docas | Foto: Divulgação

Acordo para equilibrar um déficit bilionário põe fim à intervenção no fundo de previdência complementar dos empregados da Companhia Docas (Portus). O fundo ficou sob intervenção da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) por 14 anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (30).

Uma nova diretoria tomou posse e terá seis meses para organizar uma eleição para escolha de novos dirigentes. Foram empossados: Sócrates Chaves, como diretor-presidente; Eduardo Guerra, na diretoria de seguridade, e Vitor Robaína, para a diretoria administrativa e financeira. Os conselhos deliberativo e fiscal também têm novos representantes.

 

Portuários

Criado na década de 70, o Portus é o fundo de pensão dos trabalhadores do sistema portuário. Em 2011, devido ao crescente desequilíbrio técnico verificado no Plano de Benefícios Portus 1 Superintendência Nacional de Previdência Complementar fez a intervenção.

Irregularidades

Na época, foram identificados três fatores que levaram a essa situação: a falta de adequação atuarial do plano de benefícios e, consequentemente, de seu plano de custeio; retirada de patrocínio da Portobrás e contribuições não vertidas ao plano pelas patrocinadoras.

Prefeitura oferece programa de pré-aposentadoria

Paço Municipal de Ilhabela. Nova turma será no dia 15 | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ilhabela, no litoral paulista, oferece programa pré-aposentadoria para servidoress. Com o lema "Educar hoje para garantir o amanhã", o programa reforça a importância do planejamento financeiro antecipado e mostra estratégias para manter a estabilidade no período pós-trabalho. Até o momento, segundo informações da prefeitura, já foram capacitados 36 servidores em seis eventos, com palestras que abordaram tópicos relevantes como investimentos, dívidas e gerenciamento do orçamento familiar. Outros 22 servidores estão sendo convidados para o próximo workshop do programa no dia 15 de julho.

Capacitação

O programa de pré-aposentadoria é uma capacitação promovida pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Ilhabela (IlhabelaPrev), em parceria com a Escola de Governo da Prefeitura, ligada à Secretaria de Administração do município.

Conteúdos

A formação previdenciária consiste em orientações teóricas e práticas que auxiliem na organização da transição para a aposentadoria. Para isso, o programa oferece conteúdos sobre planejamento financeiro, direitos e deveres previdenciários, saúde física e mental.

Reforma

O relator do Grupo de Trabalho da reforma administrativa da Câmara, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), vai propor uma regra para permitir o ingresso no serviço público em níveis mais altos das carreiras. Segundo ele, flexibilizar a entrada vai reduzir o salário de entrada.

Prorrogação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogou o prazo de inscrições para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) até 7 de julho. Os selecionados poderão atuar na aplicação do Enem 2025 e da Prova Nacional Docente (PND).

CPNU abrirá inscrições na quarta

As inscrições para a segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começam na quarta-feira (02) e seguem até o dia 20, informou nesta segunda-feira (30) o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. A taxa de inscrição única será de R$ 70. Serão 3.642 vagas distribuídas em 32 órgãos públicos.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) é a banca examinadora responsável pela organização do concurso.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 5 de outubro, das 13h às 18h, em 228 cidades de todos os estados e no Distrito Federal. O objetivo é garantir a acessibilidade e reduzir custos para os candidatos.

Para os habilitados, será aplicada uma prova discursiva no dia 7 de dezembro. A primeira lista de classificados deve ser divulgada no dia 30 de janeiro de 2026.

Os cargos serão agrupados em nove blocos temáticos, que organizam os cargos por áreas de atuação semelhantes. O modelo - já adotado na edição anterior do concurso - permite que os candidatos concorram a diferentes cargos dentro do mesmo bloco, com uma única inscrição.

No momento em que fizer sua inscrição, o participante poderá definir sua lista de preferência, de acordo com interesses profissionais, formação acadêmica e experiência.

Para este concurso estão previstas 300 vagas de Analista do Seguro Social, que exige nível superior. Apesar de ter previsto no ano passado a liberação de concurso para 500 vagas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reduziu o número.

Para o próximo ano, segundo o INSS, serão solicitadas 8,5 mil vagas.