Por: Martha Imenes

JORNAL DO SERVIDOR | Prévia do contracheque está disponível no SouGov

Aplicativo é destinado a servidores públicos | Foto: Abr

mAOs servidores públicos federais vão receber a primeira parcela do 13º salário, que corresponde a 50% no pagamento de junho, que é creditado em 2 de julho.

O SouGov.br é uma plataforma exclusiva para servidores públicos federais, ativos, aposentados e pensionistas. Ao acessar o SouGov.br, o servidor pode consultar seus dados funcionais, contracheques, informações sobre o Programa de Gestão e Desempenho (PGD) e outros serviços.

Para acessar o SouGov.br, tanto na versão web quanto no aplicativo, é necessário possuir uma conta gov.br com nível de segurança Prata ou Ouro e ter um dispositivo móvel com internet. Se você ainda não tem uma conta, pode criar uma acessando o site gov.br.

 

Abono

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) estabeleceu, por unanimidade, que o abono de permanência deve ser incluído na base de cálculo de verbas remuneratórias, como o adicional de férias e o 13º salário. Agora, todos os tribunais do país devem seguir esse entendimento.

Cálculo

Atualmente, o governo federal tem 68.061 servidores ativos em abono de permanência, representando 11,91% do total, segundo dados do Ministério do Planejamento. A decisão do STJ abre a possibilidade para que outras verbas também considerem o abono.

Sai a relação de aprovados no concurso de perito médico

Peritos serão encaminhados conforme a demanda | Foto: Divulgação/INSS

A relação de nomes de concursados aprovados no certame para preenchimento de 250 vagas de perito médico federal foi publicada nesta segunda-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU). A lista traz 768 candidatos classificados - destes, 250 vão atuar em todas as regiões do Brasil. A previsão, conforme o Ministério da Previdência Social, é de que até 15 de agosto todos os aprovados estejam em exercício nas Agências da Previdência Social (APS).

Além dessas 250 vagas preenchidas nesse momento, o governo federal deve autorizar nos próximos dias a nomeação de mais 250 nomes do cadastro reserva, somando 500 peritos médicos.

Candidatos

Quase 14 mil candidatos participaram do concurso para perícia médica federal. A prova foi realizada no dia 16 de fevereiro passado. A banca responsável pelo certame foi o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).

Prazo

Os aprovados terão cinco dias para escolher a cidade onde irão trabalhar - enumerando sua ordem de preferência dentre as unidades de lotação. As preferências serão atendidas conforme a classificação no concurso. Os passos seguintes são a nomeação e a posse.

Distribuição

A distribuição de vagas por estado foi feita de acordo com a demanda, considerando o tempo médio de espera por atendimento de perícia médica e a localização estratégica para a realização dos atendimentos. A Região Nordeste vai receber 159 vagas do total de 250.

Demanda

Segundo o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, os novos peritos médicos irão trabalhar nos locais em que as pessoas mais precisam, onde a espera para a realização de uma perícia é maior. "A chegada desses profissionais é muito esperada", disse.