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Vendas do comércio varejista registram marca histórica

Por Marcello Sigwalt

Maior patamar da série histórica, iniciada em janeiro de 2000, as vendas do comércio varejista do país avançaram 0,8% em março, ante fevereiro, traduzindo a terceira taxa positiva seguida, como também consolidando uma variação de 0,6% do índice de média móvel trimestral. Os dados constam da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nessa quinta-feira (15) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o gerente da PMC, Cristiano Santos, "no último mês, o que chama mais atenção é o perfil distribuído do crescimento intersetorial. Tivemos seis atividades em crescimento, inclusive as com mais peso, como a farmacêutica e hiper e supermercados. Os meses anteriores mostram uma volta ao protagonismo de hiper e super, especialmente em fevereiro, com alta de 1,2%".

Seis das oito atividades investigadas na pesquisa, avançaram em março último, com destaque para setores, como o de 'Livros, jornais, revistas e papelaria' (28,2%) e 'Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação' (3,0%).

Santos comenta que "o setor de livros, jornais, revistas e papelaria tem experimentado, nos últimos anos, um mês de fevereiro com crescimento pronunciado, sobretudo por conta de vendas de livros didáticos. No ano de 2025 esse desempenho positivo não aconteceu em fevereiro para o setor, se deslocando para março, por conta de variações no calendário escolar e variações nos momentos de fechamento de contratos novos".

Sobre equipamentos e material para escritório, informática e comunicação, Santos explica que "a atividade sofre influência do dólar, pelos produtos eletrônicos importados. Como houve alta variação do dólar no início do ano, as empresas aguardaram o momento para renovar estoques, tornando volátil o indicador, que subiu forte em janeiro e em março".