Por: CORREIO ECONÔMICO

Pix soma 1 milhão de chaves vazadas em quatro anos

Número de chaves vazadas atinge 1 milhão em 4 anos | Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil

O Banco Central (BC) comunicou nesta sexta-feira (9), um incidente de segurança com dados pessoais vinculados a 50 chaves Pix sob a responsabilidade da Cashway Tecnologia de Informação, por uma falha de sistema. Os dados potencialmente expostos incluem nome de usuário, CPF, agência, número da conta e instituição de relacionamento.

Junto com o anterior, ocorrido em março último, este é o 2º vazamento do ano, de um total de 19 vazamentos, durante os quatro anos de existência do sistema de pagamentos simultâneos, que totalizam 1 milhão de chaves Pix quebradas. "Não foram expostos dados sensíveis, como senhas, movimentações ou saldos em contas transacionais, sob sigilo bancário", informou o BC, em nota.

 

Módulos

Empresa de Banking as a Service (BaaS) de Florianópolis - que presta serviços em módulos (investimento, conta, crédito, gestão e contabilidade e regulatório) - a Cashway teve chaves Pix vazadas: nome do usuário; CPF; instituição; agência e número da conta.

Silêncio

Sobre o incidente, a Cashway explicou que "assim que a atividade foi detectada, o ambiente de teste foi prontamente desativado e as credenciais associadas foram canceladas". A empresa silenciou sobre quais produtos, serviços e quais clientes teriam sido afetados.