Por: CORREIO ECONÔMICO

Prazo de envio de dados de rendimento acaba sexta (28)

A correção da tabela do IR mostra uma situação mais favorável para quem ganha R$ 5 mil e não possui dependentes | Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil

Atenção, empresas e instituições financeiras!

Na próxima sexta-feira (28) se encerra o prazo para o envio, aos contribuintes, dos informes de rendimento relativos a 2024, para efeito da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF), cuja entrega começa a ser feita, oficialmente, a partir de 17 de março próximo.

No que se refere aos comprovantes de rendimentos, estes não precisam ser enviados pelos Correios, mas isso pode ser feito por e-mail, ou por meio de links para serem baixados na Internet.

Outra alternativa seriam a divulgação em aplicativos para dispositivos móveis.

No caso dos servidores públicos federais, o informe de rendimentos pode ser obtido no site ou no aplicativo SouGov.br.

Cruzamento

Com os dados de rendimento, a Receita Federal cruza informações e verifica se o contribuinte preencheu os dados errados ou sonegou imposto. Os comprovantes fornecidos pelos empregadores devem conter valores recebidos pelos contribuintes no ano anterior.

INSS

Já os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem pegar os comprovantes na internet, disponíveis na página Meu INSS ou no aplicativo de mesmo nome nos sistemas Android e iOS, digitando a mesma senha para consultar extratos.