Nesses tempos dominados pelas redes sociais, qualquer assunto vira polêmica e gera um bate-boca interminável. E com a recente campanha do Supremo Tribunal Federal (STF) em parceria com o Porta dos Fundos, não foi diferente. No último sábado (8), Dia Internacional da Mulher, o tribunal e a produtora de vídeos humorísticos lançaram uma ação de conscientização sobre os direitos das mulheres, com a divulgação de dois vídeos. A iniciativa teve sequência nesta segunda-feira (10) com um novo conteúdo.
Embora o STF tenha esclarecido que a parceria não envolveu pagamentos ou contrapartidas financeiras, a ação gerou críticas nas redes sociais. "Dói saber que a população trabalha e paga impostos para sustentar uma patifaria dessas", escreveu uma usuária. Outra questionou: "Como faz para desver esse vídeo?".
Além das reações negativas ao formato da divulgação, houve quem considerasse o conteúdo inadequado para um tribunal superior. O STF, no entanto, defendeu a campanha, afirmando que seu propósito é tornar as informações sobre os direitos das mulheres mais acessíveis e didáticas.
Um dos vídeos destaca uma decisão de 2024 que declarou inconstitucional a prática de questionar a intimidade e a vida sexual das vítimas durante investigações e julgamentos de crimes contra mulheres. O outro aborda a tese da "legítima defesa da honra", utilizada no passado para justificar feminicídios e agressões.
Apesar das críticas, a iniciativa também recebeu elogios. "Grande ferramenta para explicar de maneira lúdica o que é crime", comentou uma pessoa. "Marketing genial para divulgar uma lei tão importante", acrescentou outra.
Em nota oficial, o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, destacou a relevância da parceria para a disseminação de informações de interesse público. "As decisões citadas nos vídeos já estão mudando a vida de muitas mulheres. O Supremo considerou inaceitável o argumento da legítima defesa da honra e decidiu que é uma violação dos direitos fundamentais da mulher levar em conta seu passado em processos por assédio, por exemplo", afirmou. "É fundamental comunicar esses entendimentos de forma ilustrativa e acessível. Esse conteúdo certamente levará muitas pessoas a refletirem sobre a importância de proteger as mulheres da violência física, processual e outras formas de abuso."
A diretora de estratégias do Porta dos Fundos, Joema Martins, celebrou a colaboração. "Ficamos muito felizes com o convite do STF para sermos a plataforma dessa campanha. O humor é uma excelente ferramenta para provocar reflexões", declarou.