TEATRO
Intervenções de rua
O Grupo Nutra Teatro celebra 19 anos com intervenções artísticas gratuitas em 15 Regiões Administrativas do Distrito Federal. Com apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), palhaços levarão cenas espontâneas a ruas, praças e mercados, promovendo riso e conexão com o público. Além das intervenções, o projeto inclui produção de e-book, vídeos e espetáculos, reforçando a pesquisa teatral do grupo. As ações ocorrem até dia 5 de agosto, em locais de grande circulação, como a Feira Hortifruti de Planaltina e o Mercado do Núcleo Bandeirante.
Teatro de sombras
Neste mês, Planaltina recebe a Mostra Lumiato, com sessões gratuitas de teatro de sombras da Companhia Lumiato Teatro, referência nacional e internacional na linguagem. A programação, no Complexo Cultural de Planaltina, inclui os espetáculos "Iara - O Encanto das Águas", "2 Mundos" e "Memória Matriz", abordando temas como cultura indígena, colonização e memórias femininas. Voltada a estudantes e à comunidade, a mostra promove arte, reflexão e acesso à cultura fora do centro de Brasília. A entrada é gratuita.
FESTIVAL
Na Praia
No domingo (3), o pedacinho da Itália à beira do Lago Paranoá promete transformar o Na Praia Festival em um verdadeiro festival de ritmos e emoções. Pode até não ter tacacá, mas vai ter muito Calypso com a energia contagiante de Joelma. A noite ainda traz Pabllo Vittar, com banda, em show repleto de hits e coreografias marcantes. Para completar o line-up, o forró envolvente de Taty Girl vai garantir que ninguém fique parado. Ingressos a partir de R$ 109.
Festival Itinerante
O Festival Itinerante da Juventude Negra será realizado em agosto com oficinas e apresentações culturais gratuitas em quatro regiões do DF. A programação oferece atividades de teatro, dança e circo, além de seleção pública com premiação. O circuito começa em Santa Maria, de 5 a 9 de agosto, com oficinas durante a semana e apresentações nos dias 8 e 9. Em seguida, passa por Ceilândia (12 a 15), Sol Nascente/Pôr do Sol (19 a 22) e Taguatinga (26 a 29).
Festival de inverno
O Cadê Chiquita encerra o inverno com a última edição do Festival de Inverno 2025 nesta sexta (1º), no Iate Clube de Brasília. A festa começa às 18h com happy hour e segue com shows de Marquinho Vital, Thiago Nascimento, Fellipe Souljah e DJ Nego Rica, em noite de música e celebração.
Superjazz Festival
O Superjazz Festival 2025 encerra sua temporada em 6 de agosto, às 17h, nos jardins do CCBB Brasília, unindo rap, jazz e música instrumental local. A programação traz Larissa Umaytá, Coletivo Superjazz com GOG e Beto Barreto (BaianaSystem), além de DJs, vinis, cine ao ar livre e pôr do sol no CCBB.
SHOW
Filhos do Brasil no DF
A 5ª Feira Nacional da Uva e do Vinho de Brasília recebe neste sábado (2) a banda baiana Filhos do Brasil, formada por João Lucas, Migga, Pierrinho e Raysson Lima, herdeiros do axé. O show no Parque de Exposições de Planaltina terá sucessos do gênero e autorais, no mesmo dia de Claudia Leitte.
PROJETO
Rock e reflexão
O projeto Escola Cultura segue até 29 de agosto levando magia, música e diálogo para escolas do DF. A programação inclui palestra de Eclen Souza sobre carreira e propósito, show do mágico Alexandre Rasa e banda SQQ Rockids. A iniciativa promove autoestima e criatividade em alunos de até 15 anos.
Samba e charme
O projeto Andanças Urgentes, parceria do grupo Samba Urgente com o Coletivo Andanças, promove encontros de samba e dança charme em espaços públicos do DF. A estreia será em 9 de agosto na Galeria dos Estados, com DJ, oficinas, feira e show do grupo.
Projeto Brasilidades
Renata Amaral é a próxima convidada do Projeto Brasilidades - As Ciências Populares, que acontece em 2 de agosto, às 17h, no terreiro do grupo Seu Estrelo (813 Sul). Pesquisadora e criadora do Acervo Maracá, Renata apresenta aula-espetáculo sobre ancestralidade e memória. A noite segue com Folia de Reis.
EXPOSIÇÃO
O Que Nos Toca
De 5 a 15 de agosto, a Galeria Espelho D'Água da Câmara Legislativa do DF recebe "O Que Nos Toca", exposição inédita de Bety Alvarenga. A mostra apresenta 15 obras em 3D feitas com Arte Francesa, permitindo toque e explorando texturas para inclusão de pessoas com deficiência visual. Cada peça, em relevo, traz releituras de Michelangelo, Da Vinci, Frida Kahlo e Tarsila do Amaral, com recursos em Braile e audiodescrição. O programa educativo oferece visitas guiadas, transporte gratuito e mediação acessível, convidando também videntes a experimentar a arte pelo tato. Entrada franca.
Exposição Dentro Afora
De 1º a 10 de agosto, a exposição multiartística "Dentro Afora", de Gabriel Guirá e Nath Britto, ocupa espaço sensível ao dialogar com infâncias sobre pertencimento no no Museu da República. Com obras próprias e criações com crianças do Brasil e da Itália, traz dobraduras, desenhos e instalações que exploram memória e imaginação.
Sob os pés do mundo
De 5 a 15 de agosto, o Museu Nacional de Brasília recebe "Sob os Pés do Mundo", exposição sensorial com 17 obras táteis que retratam calçadas e espaços públicos do DF. Criada com participação de pessoas cegas e de baixa visão, a mostra usa toque, audiodescrição e Braille para promover acessibilidade, empatia e novas formas de perceber a cidade.
Exposição sensorial
Até o dia 7 deste mês, o JK Shopping recebe a exposição Sensibilità, de Claudia Bertolin, com obras em vidro e metal que exploram tato, olfato, paladar e audição. A mostra é inclusiva, com audiodescrição, Braille e visitas guiadas com intérpretes de Libras, e inclui criações de pessoas com deficiência visual em oficinas. Entrada gratuita e classificação livre.