Affonso Nunes
Menos de um ano depois de passar pelo Brasil com apresentações de ingressos esgotados, o duo equatoriano-suíço Hermanos Gutiérrez retorna ao país para nova turnê promovida pelo Queremos!. Os irmãos Alejandro e Estevan Gutiérrez levam ao Circo Voador, nesta quinta-feirA (5), seu trabalho mais recente, o álbum "Sonido Cósmico" (2024). Antes da apresentação da dupla, o palco da Lapa recebe o tributo "Viva Hermeto", capitaneado pelo multi-instrumentista Carlos Malta, reunindo talentos da nova geração de instrumentistas cariocas em homenagem ao genial compositor alagoano.
Com mais de 3,5 milhões de ouvintes mensais no Spotify e passagens por festivais como Coachella e Glastonbury, os Hermanos Gutiérrez consolidaram-se como um dos nomes mais importantes da música instrumental da atualidade. A sonoridade que desenvolveram mescla elementos da música tradicional latino-americana com influências contemporâneas, criando um universo recebida com entusiasmo pela crítica especializada. "Sonido Cósmico" se destaca por sua estética carregada de misticismo latino.
Em 2025, o Queremos! já havia promovido apresentações da dupla em abril, na Casa Natura Musical, em São Paulo, e no Queremos! Festival, no Teatro Casa Grande. Já o projeto "Viva Hermeto" marca o início das comemorações pelos 50 anos de trajetória musical de Carlos Malta, saxofonista, flautista, arranjador, compositor e educador que integrou por 12 anos o grupo de Hermeto como solista. Desde 1993, Malta desenvolve carreira solo dedicada à circulação e atualização desse repertório, mantendo viva a tradição da improvisação e da experimentação sonora que caracterizam o trabalho do compositor.
Para esta apresentação, Malta convidou o saxofonista Tunico, o guitarrista Haroldo Eiras, o baterista Fofo Black, o baixista Giordano Gasperin e o pianista Chico Lira, que também executa o copo, instrumento recorrente na obra do compositor homenageado. A proposta é apresentar canções como "Bebê", "Papagaio Alegre", "Chorinho Pra Ele" e "Montreux" a partir de leituras que preservam a improvisação e a recriação como princípios centrais, elementos fundamentais na poética hermetiana. A formação escolhida reflete a vitalidade e a influência do pensamento musical de Hermeto sobre as novas gerações, mantendo seu papel como mediador entre diferentes gerações da música instrumental brasileira.
"Na música, Hermeto é sinônimo de originalidade, criatividade, inventividade e surpresa, tudo que brota de um instante, musical ou não, e que vai desencadear no entorno uma onda sonora capaz de produzir catarses. É a grande escola da música universal para músicos do mundo todo. Reviver esse ambiente sonoro com potência e excelência farão desta homenagem um marco na trajetória de todos, um som que Hermeto vai curtir, de onde estiver!", destaca Malta.
SERVIÇO
HERMANOS GUTIÉRREZ
Abertura: Viva Hermeto, por Carlos Malta Sexteto
Circo Voador (Rua dos Arcos s/nº - Lapa)
5/2, a partir das 19h (abertura dos portões)
Ingressos a partir de R$ 360 e R$ 180 (meia)