Por:

Décadas de cumplicidade

A longa amizade de Áurea Martins e Cristóvão Bastos se materializa num belíssimo álbum | Foto: Divulgação

Affonso Nunes

Aparceria entre Áurea Martins e Cristovão Bastos atravessa décadas de música brasileira e resulta agora em "Amizade", álbum lançado recentemente que chega ao palco do Blue Note Rio neste sábado (24), às 20h. O encontro entre a cantora de 85 anos e o pianista e compositor toma forma num projeto intimista de voz e piano.

Com dez faixas, o repertório do disco navega predominantemente pelo universo do samba-canção, gênero que pede sutileza e entrega emocional. Entre os destaques estão quatro composições de Cristovão Bastos, desenvolvidas em parceria com outros compositores, ao lado de canções de nomes como Sueli Costa, Moacyr Silva e Jacob do Bandolim. O disco reúne tanto clássicos quanto preciosidades pouco conhecidas do grande público, caso de "Fale Baixinho" (Portinho/Heitor Carrillo), "Outra Vez, Nunca Mais" (Sueli Costa e Abel Silva) e "Meus Guardados" (Cristovão Bastos/Roberto Didio).

Em resenha publicada no Correio em dezembro, Aquiles Rique Reis, nosso crítico musical, foi preciso ao falar do trabalho, louvando seus intérpretes. "Áurea não é uma, mas muitas cantoras reunidas numa só. O Universo as juntou num só corpo, íntegro em sua negritude e numa só e bendita voz. Reunidas todas as Áureas, tem-se o milagre da transformação do canto de nossa dama preta em uma rara iguaria".... Provar seu canto de amor e dor, é se redimir", escreveu.

Cristovão Bastos também recebeu entusismadas do crítico. "É um gênio do piano. Seu instrumento é um tesouro de onde brotam sons admiráveis. Entre dedilhados e acordes, o pianista mostra o caminho nascido da sabedoria de um então aprendiz na arte de tocar e amar que se mostra grandiosa em sua simplicidade, ensinando que a desafetação é melhor do que qualquer presepada. Assim como Áurea, Cristóvão também não é só um, são muitos, todos plenos de mãos e dedos com vida própria, independentes.

O show de lançamento de "Amizade" é a atmosfera perfeita para que a maturidade interpretativa de Áurea Martins e a sensibilidade harmônica de Cristovão Bastos se revelem em perfeita sintonia, explorando as nuances melódicas e poéticas de cada canção deste repertório tão precioso.

SERVIÇO

ÁUREA MARTINS E CRISTÓVÃO BASTOS - AMIZADE

Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910, Copacabana)

24/1, às 20h | A partir de R$ 60