Por: Affonso Nunes

O giro brasileiro de Andy Bell

Andy Bell | Foto: Sean Black/Divulgação

Vocalista do Erasure celebra trajetória solo, clássicos da dupla e faixas do álbum 'Ten Crowns' em cinco apresentações no país

A voz marcante de Andy Bell, vocalista do Erasure, chega ao Brasil para uma série de cinco apresentações em celebração a diferentes fases de sua carreira. Reconhecido como um dos maiores nomes do synthpop mundial, o artista traz ao país uma turnê especial que percorre sua trajetória solo, revisita os clássicos eternizados ao lado do tecladista Vince Clarke no Erasure e apresenta faixas do álbum "Ten Crowns", seu trabalho mais recente lançado em 2025 e bem recebido pela crítica internacional.

Com mais de 20 milhões de discos vendidos e 17 singles no Top 10 britânico com o Erasure, Bell consolidou-se como uma das vozes mais influentes do pop eletrônico, além de ser uma inspiração global para a comunidade LGBTQ . Além de cantor, o artista fez seu nome na cena teatral britânica em elogiadas performances nos musicais "Torsten The Bareback Saint" e "Torsten The Beautiful Libertine", escritos pelo dramaturgo Barney Ashton-Bullock.

O artista também construiu uma sólida trajetória de colaborações ao longo dos anos. Trabalhou com nomes de peso como Jake Shears, Claudia Brücken e Perry Farrell, além da parceria com o DJ Dave Audé que rendeu dois primeiros lugares na parada de dance da Billboard.

O álbum "Ten Crowns" marca um momento especialmente inspirado na carreira de Bell. O disco alcançou o topo das paradas independentes e digitais do Reino Unido, comprovando que o artista mantém-se criativo e conectado ao público mesmo após décadas de estrada. As faixas do novo trabalho integram parte do repertório da turnê brasileira ao lado dos sucessos do Erasure e de momentos marcantes de sua carreira solo.

Formado em 1985, o Erasure se consolidou como uma das duplas mais bem-sucedidas do synthpop internacional. Os três primeiros singles tiveram desempenho modesto nas paradas britânicas, mas a partir de "Sometimes", em 1986, que alcançou o segundo lugar no Reino Unido, a dupla decolou comercialmente. Ao longo de quatro décadas de parceria, Andy Bell e Vince Clarke construíram uma discografia sólida que inclui 19 álbuns de estúdio. Entre os maiores sucessos da dupla estão "A Little Respect" (1988), "Always" (1994), "Chains of Love" (1988), "Blue Savannah" (1990) e "Chorus" (1991), faixas que definiram a sonoridade do pop eletrônico dos anos 1980 e 90 e transformaram Bell em uma das vozes mais influentes e reconhecíveis do gênero.

SERVIÇO

ANDY BELL

Qualistage (Avenida Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca)

19/1, às 22h

Ingressos a partir de R$ 145