Maestro e arranjador, figura essencial do Clube da Esquina, que completou 80 anos em dezembro, apresenta show no Blue Note Rio que revisita memórias e canções de um movimento que transformou a MPB
Wagner Tiso sobe ao palco do Blue Note Rio nestea sábado (10), às 20h e 22h30, em apresentação que celebra seus 80 anos completados em dezembro. No cais de lembranças, o maestro criou o espetáculo "Wagner Tiso 80 - Memórias de uma Esquina", revisitando em novos arranjos os clássicos do movimento que ajudou a criar e que revolucionou a música popular brasileira: o Clube da Esquina.
A história de Tiso se confunde com a história da própria música mineira que, a partir dos anos 1960, rompeu fronteiras geográficas e estéticas para se tornar um patrimônio cultural brasileiro. Natural de Três Pontas, o pianista, compositor e arranjador foi figura essencial na construção daquele som inconfundível que nascia na esquina das ruas Divinópolis e Paraisópolis, no bairro Santa Tereza, em Belo Horizonte, onde jovens músicos se reuniam para criar, experimentar e sonhar com uma música que não se limitava a rótulos.
Como ponta de areia que se espalha e fecunda territórios novos, ao lado de Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta e Fernando Brant, Tiso ajudou a fundar uma escola musical que unia a sensibilidade mineira à sofisticação harmônica, o lirismo da canção brasileira à complexidade do jazz, a cultura popular à erudição.
Sua genialidade ao piano e sua sensibilidade de arranjador deixaram marcas profundas em algumas das composições mais emblemáticas da MPB. Obras como "Cravo e Canela", "San Vicente" e "Maria, Maria" carregam a assinatura refinada de Tiso, que soube traduzir em harmonias e timbres a poesia dos parceiros e a essência de um território musical único de rica arquitetura sonora.
A trajetória de Wagner Tiso é marcada por essa capacidade de operar em diferentes estilos musicais sem perder a coerência artística. Do mesmo coração de estudante que descobriu o piano nas Gerais até o maestro que conquistou palcos pelo mundo, construiu uma obra que mistura erudição, liberdade e brasilidade em doses perfeitas. Sua formação clássica nunca impediu a experimentação, e sua abertura à improvisação jazzística nunca o afastou das raízes da nossa canção popular.
Sua versatilidade se estende ao universo audiovisual, onde construiu uma carreira sólida e premiada como compositor de trilhas sonoras para cinema e televisão.
O repertório do espetáculo é um reencontro do compositor com melodias e harmonias que emocionam o país até hoje. Tiso revisita os clássicos do Clube da Esquina, com o olhar de quem viveu essa história e continua a escrevê-la, adicionando notas de maturidade artística a obras imortalizadas.
Para esta noite especial, Tiso recebe a participação de Sanducka, cantor e intérprete mineiro que segue os passos de Tiso e dos grandes expoentes do Clube da Esquina com sua mistura de jazz, o soul e a MPB. Ouvir Wagner Tiso e sua obra é presente que une sofisticação, emoção, e sensibilidade.
Para 2026, Wagner Tiso anunciou que pleneja sair em turnê nacional com possíveis participações de Caetano Veloso, Djavan e Maria Bethânia; lançar um documentário sobre sua trajetória; e criar uma orquestra infantil por meio do Instituto Wagner Tiso.
SERVIÇO
WAGNER TISO 80 - MEMÓRIAS DE UMA ESQUINA
Blue Note Rio (Avenida Atlântica, 1910, Copacabana)
10/1, às 20h e 22h30
Ingressos a partir de R$ 60