Por: POR AFFONSO NUNES

UNIVERSO SINGLE: Um pop amazônico

Eric Max, cantor e compositor | Foto: Divulgação

O cantor e compositor Eric Max lança "Encanta Não", single que encerra o primeiro ciclo do Ixé Pop Amazônico, projeto que propõe nova linguagem para o pop brasileiro com referências amazônicas. A faixa explora as mitologias da região, especialmente o mito do Boto. "Sempre tento fugir do clichê. Pensei: e se, ao invés de dizer 'se encanta', eu dissesse o contrário?", explica Eric, para quem canção sintetiza sua pesquisa estética abordando sedução e independência afetiva do imaginário amazônico.

 

Nova fase estética

Mobi Colombo | Foto: Divulgação

Indicada ao Grammy Latino de 2024 com o álbum "Era Uma Vez", Mobi Colombo lança "Estive Aqui", primeira canção autoral que antecipa seu novo EP previsto para 2026. Produzida por Matheus Stiirmer, a faixa mergulha em um girlie pop de melodia luminosa e refrão envolvente. A canção narra a memória de um amor que persiste na ausência, explorando os rastros emocionais deixados por alguém importante. A artista retorna mais madura na composição, apontando para sonoridades expansivas em sua nova fase estética.

Influências setentistas

Matheus Torres, cantor e compositor | Foto: Divulgação

Matheus Torres lança "Tanta Pressa", faixa que antecipa seu primeiro álbum. A canção aborda a busca por pertencimento em um mundo marcado pela velocidade constante. Com sonoridade energética, guitarras e sintetizadores, a música antecipa os temas centrais do projeto, que percorre o indie pop e evolui para influências do rock'n'roll setentista. O lançamento marca o início de uma nova fase do artista, explorando questões contemporâneas através de uma estética sonora que dialoga entre o pop independente e referências clássicas do rock.