Affonso Nunes
Conhecido como tecladista d'A Cor do Som e autor de trilhas sonoras para cinema e televisão, Mu Carvalho consolida sua trajetória como cancionista em "O Mundo é o Meu Jardim", seu oitavo álbum solo. O pianista, tecladista, compositor, arranjador e produtor apresenta nove faixas inéditas que combinam melodia, ritmo, harmonia com as letras recebidas de seus parceiros.
O trabalho reúne dez parceiros, entre eles os saudosos Paulinho Tapajós, Moraes Moreira e Tavinho Paes; colaboradores de longa data como Fausto Nilo, Claudio Nucci e Dudu Falcão; e nomes mais recentes como Tuca Oliveira, Jonas Myrin, Gabi Hartmann e Celeste Caramanna. Para interpretar essas composições, Mu escalou apenas vozes femininas: Gabi Hartmann, Zizi Possi, Celeste Caramanna, Ana Zingoni, Alma Thomas, Monique Kessous, Vanessa Moreno, o trio SalDoce - formado por Brenda Luce, Fernanda Francis e Mariana Eis - e Lorenza Pozza. O repertório tem letras compostas em português, francês, italiano e inglês.
"Depois de tantos anos mergulhado no trabalho de trilhas, retomei minha caneta de songwriter, das canções com parceiros letristas, poetas incríveis com quem gosto de trabalhar. Nasceram então lindas canções; e encontrei também no baú algumas inéditas que estavam aguardando esse momento. Quando comecei a trabalhar nos arranjos, a primeira coisa que me chamou atenção foi a vontade de ouvir essas melodias nas vozes de mulheres", explica Mu.
A abertura com "Je T'aime Tout Simplement" traz a cantora e compositora parisiense Gabi Hartmann em uma chanson onde a bossa nova funciona como ponte entre as duas cidades. Em seguida, "Promessas Mis" marca uma das últimas parcerias com Moraes Moreira, samba brejeiro que remete a Ary Barroso e ganha a interpretação de Zizi Possi. A italiana radicada em Londres Celeste Caramanna empresta sua voz à balada romântica "Un'altra Vita", com letra de Dudu Falcão no idioma original da cantora.
"Aconteceu em Búzios", com letra de Tavinho Paes, traz a sonoridade pop característica d'A Cor do Som e é interpretada por Ana Zingoni, companheira de Mu na vida e na arte, também guitarrista e arranjadora. "You Have a Home", originalmente lançada em português no disco "Alegrias de Quintal" (2021), retorna em sua versão inglesa com letra do sueco Jonas Myrin e voz da estadunidense radicada no Rio, Alma Thomas.
Guardada por mais de uma década, "As Pessoas São Pessoas" foi escrita com Paulinho Tapajós. A faixa é interpretada por Monique Kessous. Em "Coisas Corriqueiras", Mu promove o encontro entre Claudio Nucci, parceiro dos anos 1980, e Tuca Oliveira, com interpretação de Vanessa Moreno. O trio SalDoce empresta suas vozes à balada "Pro Amor Entender Melhor", outra parceria com Dudu Falcão.
O encerramento fica por conta de "Domingo Novo", terna homenagem a Gal Costa citada na abertura da letra de Fausto Nilo, com interpretação suave de Lorenza Pozza, cantora curitibana radicada em São Paulo..
Cerca de quarenta músicos participaram das gravações realizadas em cinco estúdios, com formações distintas para cada faixa.