Affonso Nunes
Afaixa "Salvador", um dos carros-chefe de "Boas Novas" (Sony Music), álbum de estreia do cantor e compositor Zeca Veloso, ganhou videoclipe que o músico contracena com o pai, Caetano Veloso, e os irmãos Moreno e Tom. O audiovisual teve estreia no último domingo (14) com exibição durante o Fantástico (TV Globo)
Dirigido por Fernando Young - um assíduo colaborador de Caetano em assuntos de natureza visual -, Rodrigo Peirão e pelo próprio Zeca, o clipe aposta em uma estética associada ao crepúsculo. "Foi super legal fazer o clipe. A gente teve essa ideia de criar uma espécie de crepúsculo e depois deu um toque bem especial com a Silvia Abreu, colorista, no Estúdio Quanta. Trabalhamos bastante pra dar mais charme às imagens. Venho trabalhando há tanto tempo neste projeto, sempre com muito cuidado, fazendo sempre o meu melhor. Por isso, estou muito feliz de lançar essa música com meu pai e meus irmãos", afirma Zeca.
"Salvador" integra "Boas Novas", disco lançado em novembro que consolida Zeca como compositor de voz própria. Das dez faixas, sete são assinadas integralmente por ele, com participações de Xande de Pilares em "O Sal Desse Chão" e Dora Morelenbaum em "A Carta". Construído ao longo de três anos com múltiplos produtores, o álbum impressiona pela coesão estética e maturidade poética.
Assumidamente cristão, o filho de Caetano afirma que sua criação tem pouco a ver com vontade pessoal, optando por não rotular o projeto como "gospel". Consciente de possíveis resistências, comentou sobre a reação negativa que seu pai enfrentou ao incluir a canção "Deus Cuida de Mim" em turnê recente: "Acho que é natural, né? Isso é bíblico".
"Boas Novas" é um álbum de estreia maduro e coeso. Zeca Veloso demonstra sua identidade artística própria e é de se louvar a honestidade emocional das composições. E,bora seja um trabalho de inegável dimensão espiritual, Zeca expõe sua fé cristã de forma genuína, sem cair em clichês do gênero gospel. Tanto que o artista cercou-se de produtores de perfis variados.