Cantor e compositor lança novo álbum, o primeiro desde 2017, e reafirma seu lugar como uma das boas novas vozes autorais da MPB
Oito anos depois dos álbuns "Isabel" e "Posada e o Clã", ambos lançados em 2017, o cantor e compositor Carlos Posada retorna aos estúdios com um trabalho que marca nova fase em sua trajetória. "Vamossive", lançado em parceria criativa com o produtor Rodrigo Garcia pelo selo Porangareté, reafirma a posição do artista como um dos nomes mais interessantesa da nova cena musical brasileira.
Nascido na Suécia, filho de mãe brasileira e pai argentino, Posada foi criado em Pernambuco e hoje vive no Rio - uma trajetória que se reflete em sua música, que dialoga com referências que vão do samba e da bossa nova ao reggae e ao rock, sempre com uma poética intimista que aborda amor, cotidiano e questões sociais.
Desde o álbum de estreia homônimo em 2013, o artista vem construindo uma obra consistente que chamou atenção de nomes como Lenine, Ana Cañas e Juliana Linhares, que já gravaram suas composições.
Seu trabalho mais recente antes de "Vamossive" foi o EP "Facção e Posada", lançado em agosto de 2023 em parceria com a banda Facção Caipira. O projeto colaborativo, com cinco faixas, nasceu de uma turnê conjunta realizada em 2020 e rendeu também o projeto ao vivo "Facção Caipira & Posada Ao Vivo no Estúdio Mata", vencedor do edital Ondas da Cultura 2023 na categoria Música.
Em "Vamossive", gravado no estúdio Luperan, em São Pedro da Serra, região serrana do Rio de Janeiro, Posada e Garcia construíram uma atmosfera atemporal que deixa a poética do cantautor aflorar. O repertório de oito faixas inclui composições próprias e parcerias que revelam a diversidade do projeto. Entre elas estão "Desata - Festa no Céu", "Quando Eu Sonho", "Pra Não Comer Sugesta", "Nunca", "Tudo Gira" e a faixa-título "Vamossive".
O álbum também presta tributo a outros compositores da novíssima MPB. "Balanceiro" é uma criação da potente artista Juliana Linhares, enquanto "Maquinista" celebra a criatividade de Ronaldo Silva. Escolhas que demonstram o olhar generoso de Posada para com seus pares.
A força de "Vamossive" reside também na qualidade dos músicos arregimentados para dar a liga do álbum: Guto Wirtti, Zé Marcos, Federico Puppi, Manassés Maucher, Mathias Marfot, Daniel Zanotelli, Alex Merlino, Ernesto Díaz, Rodrigo Toscano, Jander Ribeiro, Jhasmyna, Oliver Guimarães, Walter Villaça, Thays Sodré, Martha Taruma, Yassue Kimura, Jefferson Gonçalves, Isac Hotz, Pedro Ravi, Cláudio Rodrixx e Durval Pereira. Um time que entrega diferentes linguagens musicais em arranjos cuidadosos que sempre valorizam a poética do artista e sua interpretação personalíssima de trovador.
Com "Vamossive", Posada confirma sua capacidade de se reciclar de forma contínua.