Por: Aquiles Rique Reis*

CRÍTICA / DISCO / DE PONTA A PONTA: A orquestra das mulheres fantásticas

Funmilayo Afrobeat Orquestra, um grupo 100% de feminino que une rap, reggae, soul, jazz e MPB no EP 'De Ponta a Ponta' | Foto: Igor de Paula/Divulgação

Hoje falaremos de "Ponta a Ponta", EP da Funmilayo Afrobeat Orquestra, que se vale da sonoridade do afrobeat com influências de rap, reggae e música popular brasileira. Uma de suas maiores forças é que se trata de um grupo integrado só por mulheres, plenas em sua negritude: Larissa Oliveira (trompete), Stela Nesrine (sax alto), Ana Góes (sax tenor), Mariana Oliveira (sax barítono), Amanda dos Anjos (trombone), Anacruse (teclado/synth/Rhodes), Keith Félix (baixo), Jasper Okan (guitarra), Pri Hilário (bateria), Afroju Zambeleua e Sthe Araujo (percussão), Rosa Couto (xequerê e voz).

Engajadas na luta pelos direitos das mulheres, elas vieram ao mundo para serem o que bem desejarem... e viver, amar e cantar. Quando tocam, são possuídas por tal arrebatamento que faz da música uma mensagem sagrada do que pensam e professam. Maravilham os metais da FAO, bem como formidável é a potência da percussão. Instrumentistas virtuosas, seus solos, tanto instrumentais quanto vocais, reacendem a força das deusas e deuses das águas, matas e florestas.

Vamos às faixas que estão aqui.  

Inspirada na obra de Itamar Assumpção, "A Cidade É Um Espelho" (Rosa Couto) vem com os sopros que puxam uma levada cadenciada. Os demais instrumentos se ajuntam a eles e fazem o arranjo pulsar até que venham os cantares. Um intermezzo traz os sopros de volta ao proscênio.

"O Encanto e a Maquinária" (Jasper Okan) se vale do sintetizador para antecipar a entrada dos metais que vêm com tudo. Arrepiante! A percussão atiça o clima. O pau quebra! Logo os versos chamam a atenção do ouvinte para a questão do racismo ambiental, aquele que aponta como "aceitáveis" os desastres ambientais desde que atinjam mais os pobres do que os ricos. As vozes abrem em terças, com a letra de Okan se valendo de um jogo de palavras com fumaça: a "fundanga", pólvora usada para trabalho de descarrego; a "quiumba", um espírito que prejudica a vida de quem nela encosta, e a "catimbó", palavra tupi que significa "fumaça de erva".

"Ponta a Ponta" (Sthe Araujo) trata dos desafios de viver numa cidade múltipla como São Paulo. A letra de Araujo revela sua vivência de mulher negra que cresceu no extremo sul da cidade e circulou em busca do sonho de se realizar como artista. O arranjo é poderoso: a cara da Funmilayo. O grave do sax barítono se destaca no naipe dos metais. Soando adequada à harmonia, a melodia vem com tudo. Meu Deus!

Enquanto o grito libertário soa impulsionado pelo talento de vozes e acordes iluminados, energéticas, as canções demonstram plena noção de sua força, envoltas que estão por uma profunda fé na vida.

Macaque in the trees
Funmilayo Afrobeat Orquestra, um grupo 100% de feminino que une rap, reggae, soul, jazz e MPB no EP 'De Ponta a Ponta' | Foto: Divulgação

Ficha técnica

Direção artística e produção musical: Funmilayo Afrobeat Orquestra; coordenação e produção: Sthe Araujo; produção musical, arranjos, edição e mixagem: Marcos Maurício; masterização: Felipe Tichauer; produção executiva: Vanessa Soares; arte da capa: BraNw.

*Vocalista do MPB4 e escritor