Plataforma celebra dois anos de prersença digital com estreias que conectam gastronomia, história e renovação do gênero
Nesta semana em que se celebra o Dia Nacional do Samba a Rádio Samba completa dois anos expandindo seu conceito de canal digital dedicado exclusivamente ao gênero. A plataforma inaugura uma nova fase com programas que abordam gastronomia e memória histórica.
Uma dessas novidades é o Samba na Cozinha, um encontro entre música e culinária explorando bares, pratos e histórias do universo sambista. Em seu primeiro episódio, Xande de Pilares conversa com o chef Toninho Momo, do Bar do Zeca Pagodinho.
Ainda esete mês entra no ar Raízes do Samba, sob apresentação de Didu Nogueira. O programa investiga as origens do samba, revisitando personagens, lugares e momentos fundadores dessa expressão musical. Para 2026, a grade ganhará mais dois programas: Jóias Raras e Crias do Samba.
Idealizada por Dudu Pagodinho, diretor artístico e audiovisual (filho de Zeca Pagodinho) e pelo publicitário Maurício Barzilai, a web rádio consolidou em dois anos um modelo que combina transmissão musical ininterrupta e gratuita, via aplicativo próprio, com produções de conteúdo original. "O samba é um elo entre gerações. Com esses novos programas, queremos mostrar que o passado e o futuro podem existir em perfeita sintonia", afirma Dudu.
A Rádio Samba também desenvolve ações de impacto social. Em parceria com a Rio Brasil Terminal e o CRAS XV de Maio, mantém uma Oficina de Percussão gratuita no Caju, coordenada por Marcelinho Moreira, oferecendo formação musical para crianças e jovens daquela comunidade.
"O samba é resistência, é alegria e é futuro. A Rádio Samba existe para garantir que o batuque nunca pare", afirma Maurício Barzilai.