Tenor italiano emociona público paulistano com concerto gratuito no Pacaembu, no projeto 'Natal Para o Bem'
Quanto custa presenciar a história? Para os sortudos que compareceram à primeira edição do "Natal Para o Bem", realizado na quinta-feira (20), na Praça Charles Miller, em frente ao estádio do Pacaembu, em São Paulo, não custou nada.
Isso porque o tenor italiano Andrea Bocelli foi o convidado de honra do evento, que deve passar a integrar o calendário oficial da cidade de São Paulo a partir de agora. Na fria noite da capital paulistana, um palco enorme foi montado para celebrar a inauguração da imponente árvore de natal do estádio, que vem iluminando a noite de quem passa pela praça desde então.
O evento começou na parte da tarde, com a celebração do Terço Luminoso, presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, com as canções executadas pela Del Chiaro Coral e Orquestra regida pelo maestro Danillo Del Chiaro.
Em seguida, a Orquestra do Theatro São Pedro, a Orquestra e Coral da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim - EMESP, além do Coral Infantil do Guri, programa de educação musical do Governo do Estado de São Paulo e do Coro Canto Livre Davide Carbone, de Fortaleza (CE), subiram ao palco regidos pelo maestro Ênio Antunes.
Ele serviram de apoio para as apresentações de Paula Lima, Tony Gordon, Ivan Lins, Simone e a soprano Valentina Lassi. Com um repertório natalino, elas emocionaram o público que aguardava ansiosamente por Bocelli.
Quando o tenor subiu ao palco, as mais de 24 mil pessoas que compareceram ao evento se encantaram com canções como 'Amazing Grace', 'Adeste Fidelis', 'White Christmas', 'Cantique du Noel' e 'Santa Claus is Coming to Town'. Por fim, após a iluminação total da árvore, ele voltou ao palco diante de uma plateia em completo silêncio para apreciar a beleza de sua voz ao interpretar "Nessun Dorma". Nesse momento, só se ouvia a voz de Bocelli e as lágrima do público.
Por ter sido um evento gratuito, pessoas de todas as classes sociais tiveram a oportunidade de apreciarem uma das mais belas vozes da história da música, celebrando, por algumas horas, a alegria e esperança de um feliz natal. Foi histórico.