A trajetória do RioWindsFestival reflete uma iniciativa singular no cenário cultural brasileiro. Criado em 2010 pelo oboísta estadunidense naturalizado brasileiro Harold Emert, ex-integrante da Orquestra Sinfônica Brasileira, o evento nasceu da experiência do músico com festivais internacionais dedicados aos instrumentos de palheta dupla realizados nos Estados Unidos, Argentina e Austrália.
Ao longo de 15 anos ininterruptos, sempre em novembro, o festival ampliou seu escopo original para abarcar praticamente todos os instrumentos de sopro, de flautas a saxofones, clarinetes, fagotes e corne inglês, além de formações corais. A curadoria de Emert mantém como princípio fundamental a democratização do acesso à música erudita, com todas as apresentações gratuitas em locais de grande circulação pública.
"Quando comecei o RioWindsFestival, em 2010, queria trazer ao Brasil a energia dos festivais internacionais dedicados aos instrumentos de palheta dupla. Hoje, ver essa iniciativa completar 15 anos e integrar músicos de tantos países e de quase todos os instrumentos de sopro é uma grande realização. O Rio realmente se transforma na capital mundial dos sopros em novembro", afirma Harold Emert. O curador destaca que a longevidade do projeto, vinculado ao Música no Museu que completa 28 anos de atividades em 2025, demonstra a viabilidade de iniciativas culturais consistentes que aliam qualidade artística e acessibilidade popular.
A programação desta reforça a dimensão internacional conquistada pelo festival. A abertura do festival, neste sábado (1), na Igreja da Lapa dos Mercadores, reúne o trio formado por Cosme Silveira ao fagote, Harold Emert ao oboé e Mara Lucia ao violão, com programa que transita de Telemann a Noel Rosa, passando por Piazzolla e Benjamin Britten.
O oboísta estadunidense Ian Davidson participa de três apresentações, incluindo um concerto no Museu Naval com participação especial da atriz e narradora Phylis Huber e dos percussionistas brasileiros Vania Santa Roza e Péricles Monteiro, além de recital no Museu da Justiça ao lado da pianista Míriam Grosman.
A presença uruguaia se faz representar pela pianista Mariana Airaudo e pela atriz Inês Coira, que se apresentam com o oboísta brasileiro Ernesto Leston. O flautista inglês Colin Foster integra a apresentação do Coral Riviera del Fiori no histórico Forte de Copacabana, sob regência do maestro José Machado.
O concerto comemorativo do Dia Nacional da Cultura, no dia 5 de novembro, apresenta o recital "Uma Viagem através da Flauta", com Vinicius Marinho, Iun Chicaro e Maria Luisa Lundberg, no Centro Cultural Banco do Brasil. Entre os destaques da programação estão ainda o Grupo Vocal BateBoca, com direção musical de Deco Fiori e direção cênica de Letícia Carvalho, no Centro Cultural Justiça Federal, o Grupo de Flautas Doces Fino Som, também no CCBB, e o duo formado por William Wielgus ao oboé e Matthew Van Hoose ao piano, com programa dedicado a Tchaikovsky, Koechlin, Wilhelmine von Bayreuth e Johann Sebastian Bach. O Museu da República recebe o Duo Opala, com Stefano Bravo ao piano e Pierre Descaves ao corne inglês, e o encerramento do festival, no dia 30 de novembro, com Jorge Saraiva ao piano e Leandro Turano à escaleta.
No dia 15 de novembro, simultaneamente às atividades no Rio, a pianista Fernanda Canaud se apresenta em Covilhã, Portugal, com recital em homenagem à Proclamação da República do Brasil, enquanto em Munique, Alemanha, o Quarteto Munich de Harpas, sob direção de Lara Fonseca, dá continuidade à versão europeia do XX RioHarpFestival. A programação internacional se completa no dia 29 de novembro, na Itália, com apresentação do harpista Enrico Euron. Paralelamente aos concertos, o Instituto Cultural Música no Museu promove, no dia 3 de novembro, na Biblioteca Nacional, mais uma edição do ciclo de palestras "Os Sons do Brasil", desta vez dedicado à música da Região Centro-Oeste.
"Sinta a magia dos sopros e venha celebrar a música com a gente. Esperamos por vocês", convida Sérgio da Costa e Silva, diretor da série Música no Museu.
SERVIÇO
XV RIOWINDSFESTIVAL
De 1 a 30/11
Entrada gratuita em todos os concertos
Informações e programação completa: www.musicanomuseu.com.br