Cantor e compositor figura entre os precursores da soul music brasileira
A 28ª edição da Feira de Vinil do Rio de Janeiro promove sua última edição do ano neste domingo (19) no Instituto de Arquitetos do Brasil, no Flamengo, celebrando os 50 anos do álbum "Na Rua, Na Chuva, Na Fazenda", de Hyldon. O cantor e compositor estará presente para receber o Troféu Ivan Miguel Conti – homenagem que leva o nome do saudoso baterista Mamão, do Azymuth – e autografar cópias do LP "Sabor de Amor" (1981), relançado pela Três Selos Rocinante.
Pioneiro da black music brasileira, Hyldon construiu uma carreira marcante ao lado de nomes como Cassiano, Gerson King Combo e Tony Tornado. Seu álbum de estreia, lançado em 1974, tornou-se referência dos anos 1970, com clássicos como "Na Sombra de uma Árvore" e "As Dores do Mundo", consolidando seu estilo único que mescla soul, funk e MPB.
Os 50 anos de seu álbum de estreia foram tema do documentário "As Dores do Mundo", que fez sua estreia no dia 4 de outubro durante o Festival do Rio. Dirigido por Emílio Domingos e David Felipe Rodrigues, o longa segue a formação e o trajeto do menino do sertão da Bahia ao jovem no topo das paradas de sucesso no Brasil, retratando um artista que sempre fez questão de ser livre.
O evento, que tem produção executiva de Marcello Maldonado e direção artística de Marcello MBGroove, já homenageou grandes nomes como Jards Macalé, Sandra de Sá, Joyce, João Donato e Marcos Valle. Cerca de 60 expositores de todo o Brasil estarão presentes com discos e CDs, enquanto DJs apresentam sets em vinil ao longo do dia.
A programação inclui ainda a presença de Nelsinho Laranjeiras, da banda Veludo, que autografará o álbum "Veludo – Ao Vivo 1975", e o lançamento do livro infantojuvenil "Ney Matogrosso: O Bicho do Mato", de Chris Fuscaldo e Camilo Solano.
SERVIÇO
28ª FEIRA DE DISCOS DE VINIL DO RJ
IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil (Beco do Pinheiro, 10, (Flamengo)
19/10, das 11h às 19h
Entrada: 1 kg de alimento não perecível (destinado ao Lar de Tereza)