Por: Affonso Nunes

Mart'nália pagodeando geral

Embora não se defina como uma pagodeira, Mart'nália abraça os clássicos do gênero em seu mais novo trabalho | Foto: Nil Caniné/Divulgação

Cantora leva repertório de seu disco mais recente ao Vivo Rio

Mart'nália sobe ao palco do Vivo Rio nesta sexta-feira (10), às 21h, para apresentar "Pagode da Mart'nália", seu mais novo trabalho que revisita os clássicos dos anos 90 que marcaram uma geração. O show celebra um repertório que inclui sucessos como "Coração Radiante", "Cheia de Manias" e "Essa Tal Liberdade", reinterpretados com a cadência característica da filha de Martinho da Vila.

A ideia do projeto nasceu de forma inusitada. Marcia Alvarez, empresária da cantora há 25 anos, acordou no meio da noite com a imagem de Mart'nália cantando "Recado à Minha Amada", do Katinguelê. "Chamei o Marcus Preto para me ajudar a focar o projeto nos anos 1990 mesmo, pesquisei um repertório que eu sabia que se encaixaria no tipo de discurso que Mart'nália gosta de cantar", recorda a empresária.

Marcus Preto, produtor responsável por álbuns de Gal Costa, Erasmo Carlos e Nando Reis, abraçou imediatamente a proposta. "Quando Marcinha fez o convite, eu aceitei na hora. Tinha maratonado o 'Mano a Mano' e só ali me dei conta da real dimensão dessa geração do pagode para uma parcela gigante de artistas", explica o produtor, que vê no trabalho uma continuação do que Alcione fez nos anos 90 ao gravar com esses compositores.

A direção musical ficou a cargo de Luiz Otávio, pianista e tecladista da banda de Mart'nália. "Foi desafiador e gratificante ao mesmo tempo repaginar algumas das canções que são verdadeiros clássicos do pagode", comenta o músico, que buscou equilibrar jazz, soul e black music com a sonoridade única da cantora.

Para Mart'nália, o projeto representa mais que nostalgia. "O pagode dos anos 1990 fez um sucesso enorme em todo o Brasil e ajudou muitos músicos a mudarem suas vidas. Fazer essa releitura e juntar a cadência do meu samba a essas canções contribui muito para minha própria liberdade no cantar", explica a artista, que vê no trabalho uma forma de conectar novas gerações ao universo do samba.

Mas Mart'nália não priva o público de clássicos de seu repertório como "Cabide", "Pra Que Chorar" e "Água de Chuva no Mar". 

SERVIÇO

PAGODE DA MART'NÁLIA

Vivo Rio (Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo)

10/10, às 21h

Ingressos a partir de R$ 60