Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda recebem convidados em temporada de quatro terças-feiras no Teatro Ipanema
Quatro amigos, quatro compositores, quatro cantores, quatro pássaros, quatro talentos, quatro grandes sujeitos. Está aí a receita do Desengaiola, a reunião musical de Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques e Pedro Miranda, que ocupa o palco do Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa durante todo o mês de outubro, dentro da programação do projeto "Terças no Ipanema". A temporada acontece nas terças-feiras dos dias 7, 14, 21 e 28, sempre às 20h.
A cada apresentação, o quarteto recebe um convidado especial que enriquece ainda mais o repertório. Nesta terça (7), quem divide o palco com os quatro é a cantora Áurea Martins, seguida por Joyce Moreno no dia 14. Os "cantautores" Mosquito e Pedro Luís completam a série de participações especiais nos dias 21 e 28, respectivamente.
O espetáculo tem como base o "áudio-visuálbum" "Desengaiola", lançado pelos selos Som Livre, MP B Discos, uma produção que documenta o encontro dos quatro músicos nas gravações ao vivo num sítio no interior do estado. O trabalho reúne 18 faixas, sendo 16 delas autorais.
O projeto foi indicado ao Latin Grammy e conquistou o Prêmio da Música Brasileira na categoria Projeto Especial em 2023. Desde o lançamento, Alfredo, João, Moyseis e Pedro têm percorrido o Brasil com apresentações, além de ter realizado uma bem-sucedida turnê europeia que passou por Paris, Porto, Lisboa, Barcelona e Madrid.
O repertório desta ocupação no Teatro Ipanema inclui composições autorais como "Alameda Palmares", "Luz do Meu Terreiro" e "Fuzuê", esta última em parceria com Chico César. Há também as versões do grupo para "Puro Ouro", de Joyce Moreno, e "Alagados", clássico dos Paralamas do Sucesso. Mas se uma canção simbliza a reunião dos quatro amigos esta é "Desengaiola", de Alfredo e Pedro com os versos "Deixa esse passarim chegar, pousar, se aninhar Se aconchegar na palma da mão / E a melodia vem como se fosse um colibri / Um pintassilgo, ou uma sabiá / Deixa o seu coração te levar, decolar / Desengaiola a inspiração / Que como o passarim, seu doutor / Tem que ser livre pra poder voar".
O encontro dos quatro artistas começou há mais de 20 anos, no florescer da reocupação cultural da Lapa. Alfredo, João, Moyseis e Pedro estiveram na gênese de alguns dos grupos mais importantes daquela cena, como Casuarina, Cordão do Boitatá, Grupo Semente e Anjos da Lua, e sempre estiveram presentes uns nos álbuns e shows dos outros, até formatarem, em 2012, o show "Segunda Lapa", quando se juntaram pela primeira vez no palco.
SERVIÇO
DESENGAIOLA
Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa (Rua Prudente de Morais, 824, Ipanema)
De 7 a 28/10, sempre às terças (20h), 14, 21 e 28 de outubro | Ingressos: R$ 80 e R$ 40 (meia)