Por: Affonso Nunes

ROTEIRO MUSICAL: Memória viva

Arismar Espírito Santo | Foto: Divulgação

O multi-instrumentista Arismar do Espírito Santo se apresenta no Blue Note Rio nesta quinta-feira (2), às 20h. Com mais de cinco décadas de carreira, o artista recebeu prêmios e colecionou histórias da música brasileira e de seus principais protagonistas, tornando-se uma preciosa memória viva. Compositor, poeta e contador de histórias, Arismar dirigiu projetos culturais como Cordas à Solta, Corrente do Samba e Encontro Brasileiro do Acordeom, unindo música, poesia, teatro e artes plásticas. Uma oportunidade de conhecer seu ecletismo e virtuosismo musical.

 

Bossa e samba jazz

Verônica Sabino | Foto: Castelo Branco/Divulgação

A cantora Verônica Sabino se apresenta no Teatro Rival Petrobras nesta quinta-feira (2), às 19h30, acompanhada do grupo Conexão Rio. Com mais de 40 anos de carreira e 11 álbuns, a artista divide o palco com André Cechinel, Fernando Barroso, Fernando Clark e Zé Mário. O repertório explora bossa nova, sambalanço e samba-jazz, destacando o encontro entre a voz experiente da cantora e os arranjos instrumentais refinados do grupo, que atua desde 2002 e possui dois álbuns gravados.

Piazzolando

Radicado no Brasil há 30 anos, Roberto Rutigliano é uma das referências do jazz latino no país | Foto: Ana Migliari/Divulgação

Sexteto apresenta a música de Astor Piazzolla, o maior nome do tango moderno, no Audio Rebel (Rua Visconde de Silva, 55 - Botafogo) nesta quinta (2), às 20h. O espetáculo reúne tango, jazz e ritmos africanos em releituras de clássicos como "Milonga del Angel" e "Libertango". A formação conta com Zé Maria (sax), Leonardo Fantini (violino), Didac Tiago (percussão), Martín Robbio (teclado), Roberto Rutigliano (foto, bateria) e Domenico Botelho (contrabaixo). Uma noite que combina a sofisticação do tango novo com a liberdade do jazz.