Por: Affonso Nunes

Pode me chamar de Rita

Mel Lisboa viveu Rita Lee nos palcos pela primeira vez em 2014. Musical e show volaram a despertar o interesse do público depois da morte da roqueira mais amada do Brasil | Foto: Priscila Prade/Divulgação

Quem a vê no palco tende a imaginar que Rita Lee continua entre nós, com toda sua energia, ousadia e frescor. A trajetória de Mel Lisboa interpretando a nossa Rainha do Rock nos palcos brasileiros é marcada por dedicação e um notável aprofundamento artístico. Desde sua primeira incursão no papel, em 2014, a atriz tem se empenhado em capturar a essência da cantora. Agora, Mel se prepara para apresentar o show "Mel Lisboa Canta Rita Lee" em quatro sessões nesta quinta e sexta-feiras (28 e 29) no Blue Note Rio.

 

Processo minucioso para dar vida a uma cantora icônica

Rita Lee adorava o musical em sua homenagem e jamais escondeu a admiração pelo trabalho de Mel Lisboa de quem acabou se tornando amiga | Foto: Guilherme Samora/Divulgação

Para dar vida a Rita, Mel conta ter embarcado num processo de estudo minucioso. A atriz dedicou-se a uma pesquisa intensa, analisando entrevistas, performances e materiais disponíveis sobre a cantora. "Nunca havia interpretado uma personagem real. Isso é diferente de quando a personagem é apenas uma ideia no papel", compartilhou Mel, destacando o desafio de representar uma figura tão presente na memória coletiva.

A preparação incluiu aulas de canto e técnicas vocais para reproduzir a singularidade da voz de Rita. Mel também trabalhou na postura e linguagem corporal, buscando replicar os gestos e expressões que caracterizavam a artista. "Eu sou uma fingidora profissional. Preciso me distanciar da minha própria identidade para dar vida às minhas personagens", afirma a atriz, ressaltando sua entrega ao papel.

Todo esse esforço da atriz foi reconhecido pela própria Rita Lee, que em vida assistiu a performance de Mel e expressou sua aprovação. "Mel, você me fez muito melhor do que eu mesma", chegou a brincar a cantora na estreia do musical "Rita Lee - Uma Autobiografia Musical", que estreou em 2014 e ganhou novo fôlego após a morte da cantora em maio de 2023.

Além do reconhecimento de Rita, de quem acabou se tornando amiga, Mel Lisboa recebeu o Prêmio Shell de Teatro na categoria de melhor atriz por sua atuação no musical . "Foi o maior sucesso da minha vida sem dúvida alguma", afirmou a atriz sobre a conquista.

O sucesso do musical gerou um novo espetáculo, deta vez um show: "Mel Lisboa Canta Rita Lee", que retorna ao palco do Blue Note após o sucesso das apresentações no mesmo local em março deste ano. Nesta apresentação, a atriz resgata os grandes sucesso da cantora e devolve os elogios que recebeu de Rita em vida com uma homenagem apaixonada para aquela que até hoje é sua melhor e mais simbólica personagem.

Gaúcha de Porto Alegre, filha do cantor e compositor Bebeto Alves (um expoente da cena musical gaúchaE e da astróloga Cláudia Lisboa. Iniciou sua carreira na dramaturgia ainda adolescente, entre tantos trabalhos na televisão, o maior destaque é para a minissérie de Manoel Carlos, "Presença de Anita" (TV Globo, 2001), sua estreia na TV. No cinema, recentemente, a atriz fez parte do elenco de "Maníaco do Parque" e "Atena", ambos com indicações e premiações do segmento.

SERVIÇO

MEL LISBOA CANTA RITA LEE

Blue Note Rio (Av. Atlântica, 1910 - Copacabana)

28 e 29/8, às 20h e 22h30

A partir de R$ 90