Por: Affonso Nunes

Simone Mazzer quer falar, gritar e cantar

Simone Mazzer e banda se apresentam no Espaço Cultural BNDES | Foto: Rei Santos/Divulgação

Simone Mazzer apresenta "Deixa Ela Falar" no Espaço BNDES nesta quinta-feira (21), às 19h, espetáculo em que música, teatro e performance se misturam num manifesto contra os padrões impostos ao corpo e às ideias femininas.

O espetáculo nasce do álbum homônimo, quarto trabalho discográfico de Simone lançado pela Biscoito Fino em parceria com os instrumentistas Antônio Fischer-Band e Arthur Martau, do duo ANT-ART. A experiência de duas décadas na Armazém Companhia de Teatro moldou sua abordagem que entrelaça palavra, atuação, sonoridade, figurino e cenografia para questionar normas sociais limitadoras da expressão feminina.

A faixa-título, de Lydia Del Picchia e Luiz Rocha, descoberta durante apresentação do grupo Galpão, tornou-se ponto de partida conceitual. "A canção me chamou atenção pela letra, que fala sobre esse sistema regido por um padrão que não contempla a todos", explica Simone. O repertório inclui composições inéditas como "Sem Lei" (Duda Brack/Iara Rennó) e "Mulheres Livres" (Bernardo Vilhena/Arthur Martau/Simone Mazzer), além de releituras de "Arrastão" e "O Crime" (Jards Macalé/Capinam).

"Corpo", de Luisão Pereira, funciona como marco conceitual. "Esta música é o embrião do projeto, porque já queria falar sobre esses corpos marginalizados, silenciados, invisibilizados", revela a artista, identificando o momento em que suas inquietações começaram a tomar forma definitiva neste trabalho de celebração e questionamento.

SERVIÇO

SIMONE MAZZER - DEIXA ELA FALAR

Espaço cULTURAL BNDES (Avenida República do Chile, 100, Centro), 21/8, às 19h

Entrada gratuita, com retirada de senhas 30 minutos antes da apresentação