Por: Affonso Nunes

Megadeth escolhe sair de cena no auge

Após saída traumática do Metallica, Dave Mustaine fundou outra banda icônica do que seria conhecido como trash metal, o Megadeth | Foto: Divulgação

O Megadeth oficializou o fim de uma era no heavy metal ao anunciar sua turnê de despedida após mais de 40 anos de carreira. A decisão vem acompanhada do lançamento de um último álbum previsto para este semestre, que coincidirá com os shows finais da banda considerada um dos pilares do thrash metal.

O 17º trabalho de estúdio do grupo ainda não teve título ou tracklist divulgados, mas sucederá "The Sick, the Dying... and the Dead!", lançado em 2022. Como uma das quatro bandas fundamentais do thrash metal - ao lado de Metallica, Anthrax e Slayer -, o Megadeth ajudou a definir este subgênero mais veloz e pesado do heavy metal que revolucionou a música extrema nos anos 1980.

Dave Mustaine, vocalista, guitarrista e fundador do grupo, justificou a decisão como uma escolha consciente de encerrar a carreira no auge. "Há tantos músicos que chegaram ao fim de suas carreiras, seja acidental ou intencionalmente. A maioria deles não consegue sair no auge, e é aí que estou na minha vida agora", declarou o músico em comunicado oficial.

O líder da banda pediu aos fãs uma despedida celebrativa: "Não fiquem bravos, não fiquem tristes, fiquem felizes por todos nós, venham celebrar conosco. Juntos, fizemos algo verdadeiramente maravilhoso que provavelmente nunca acontecerá novamente".

O novo álbum foi gravado com o guitarrista finlandês Teemu Mäntysaari, que assumiu permanentemente o posto anteriormente ocupado pelo brasileiro Kiko Loureiro. Mäntysaari, conhecido por seu trabalho com a banda Wintersun, inicialmente substituiu Loureiro temporariamente durante a turnê "Crush the World" em 2023, antes de se tornar membro definitivo.

Em tom emotivo, Mustaine refletiu sobre o legado da banda. "Iniciamos um estilo musical e começamos uma revolução. Mudamos o mundo da guitarra e como ela é tocada, e mudamos o mundo. As bandas em que toquei influenciaram o mundo".

Formado em 1983 após a saída controversa de Mustaine do Metallica, o Megadeth vendeu mais de 50 milhões de discos mundialmente e realizou shows em todos os continentes, incluindo diversas apresentações no Brasil. A banda atual é completada pelo baixista James LoMenzo e o baterista Dirk Verbeuren.

Além da turnê final, cujas datas ainda serão anunciadas, Mustaine revelou planos para lançar sua segunda autobiografia em 2026, prometendo revelar detalhes inéditos de sua trajetória musical.